Levítico 11

1Então Jeová disse a Moisés e a Arão:
2“Digam aos israelitas: ‘Dos animais terrestres, estes são os que vocês podem comer:
3todos os animais de casco fendido e dividido em dois, e que ruminam, podem ser comidos.
4“‘Mas não comam os seguintes animais dentre os que ruminam ou que têm casco fendido: o camelo, que é ruminante, mas não tem casco fendido. É impuro para vocês.
5Também o procávia, porque é ruminante, mas não tem casco fendido. É impuro para vocês.
6Também a lebre, porque é ruminante, mas não tem casco fendido. É impura para vocês.
7Também o porco, porque tem casco fendido e dividido em dois, mas não é ruminante. É impuro para vocês.
8Não comam nada da carne desses animais nem toquem no seu cadáver. São impuros para vocês.
9“‘Isto é o que vocês podem comer de tudo o que há nas águas: vocês podem comer tudo nas águas que tem barbatanas e escamas, seja nos mares, seja nos rios.
10Mas tudo o que há nos mares e nos rios que não tem barbatanas ou escamas, quer dentre todas as pequenas criaturas que fervilham nas águas, quer dentre todas as outras criaturas que há nas águas, é algo repugnante para vocês.
11Sim, esses devem ser repugnantes para vocês; não comam nada da sua carne. Tenham repugnância do cadáver deles.
12Tudo nas águas que não tem barbatanas ou escamas é algo repugnante para vocês.
13“‘Estas são as criaturas voadoras que vocês devem considerar repugnantes; elas não devem ser comidas, pois são repugnantes: a águia, a águia-pesqueira, o abutre-fusco,
14o milhafre-real e todos os tipos de milhafre-preto,
15toda espécie de corvo,
16o avestruz, a coruja, a gaivota, toda espécie de falcão,
17o mocho-galego, o corvo-marinho, o bufo-pequeno,
18o cisne, o pelicano, o abutre,
19a cegonha, toda espécie de garça, a poupa e o morcego.
20Também, todas as pequenas criaturas voadoras que fervilham sobre a terra e andam de quatro são algo repugnante para vocês.
21“‘Das pequenas criaturas voadoras que fervilham sobre a terra e andam de quatro, vocês só podem comer aquelas que têm um par de pernas articuladas, mais compridas do que as outras pernas, para saltar do chão.
22Dessas, vocês podem comer: diversas espécies de gafanhotos migratórios, outros tipos de gafanhotos comestíveis, grilos e gafanhotos comuns.
23Todas as outras pequenas criaturas voadoras que fervilham sobre a terra e que têm quatro patas são algo repugnante para vocês.
24Por meio delas vocês se tornariam impuros. Todo aquele que tocar numa delas que estiver morta ficará impuro até o anoitecer.
25Quem transportar uma dessas criaturas que esteja morta deve lavar suas roupas; ele ficará impuro até o anoitecer.
26“‘Qualquer animal que tem casco fendido, mas não dividido em dois, e que não é ruminante, é impuro para vocês. Todo aquele que tocar nesses animais ficará impuro.
27Todos os animais quadrúpedes que andam sobre a planta dos pés são impuros para vocês. Todo aquele que tocar no cadáver deles ficará impuro até o anoitecer.
28Quem transportar o cadáver deles deve lavar suas roupas, e ficará impuro até o anoitecer. Eles são impuros para vocês.
29“‘Estas são as criaturas que fervilham sobre a terra que são impuras para vocês: o rato-toupeira, o rato comum, toda espécie de lagarto,
30a lagartixa, o lagarto grande, a salamandra, o lagarto-da-areia e o camaleão.
31Essas criaturas que fervilham sobre a terra são impuras para vocês. Todo aquele que tocar em seus cadáveres ficará impuro até o anoitecer.
32“‘Qualquer objeto sobre o qual esses animais caírem ao morrer ficará impuro — quer seja um utensílio de madeira, uma roupa, um couro, quer um pano de saco. Qualquer objeto, não importa para que seja usado, deve ser imerso em água, e ficará impuro até o anoitecer; então ficará puro.
33Se caírem num recipiente de barro, vocês devem quebrá-lo, e tudo o que estava nele será impuro.
34Qualquer tipo de alimento que entrar em contato com água procedente desse recipiente ficará impuro, e qualquer líquido que se possa beber que estiver nesse recipiente ficará impuro.
35Tudo aquilo em que cair o cadáver deles ficará impuro; quer seja um forno, quer um fogão, deve ser destruído. São impuros e permanecerão impuros para vocês.
36No entanto, se cair numa fonte ou numa cisterna onde se armazena água, elas continuarão puras, mas quem tocar no cadáver deles ficará impuro.
37Se o cadáver deles cair sobre uma semente a ser plantada, ela permanecerá pura.
38Mas, caso se molhe uma semente, e parte do cadáver deles caia sobre ela, a semente será impura para vocês.
39“‘Se um animal que lhes serve para alimento morrer, quem tocar no animal morto ficará impuro até o anoitecer.
40Quem comer alguma parte do animal morto deve lavar suas roupas, e ficará impuro até o anoitecer. Quem transportar o animal morto deve lavar suas roupas, e ficará impuro até o anoitecer.
41Todas as pequenas criaturas que fervilham sobre a terra são algo repugnante. Não devem ser comidas.
42Não comam nenhum animal que rasteja sobre o ventre, nenhuma criatura que anda de quatro nem qualquer de todas as pequenas criaturas que fervilham sobre a terra e que têm um grande número de patas, pois são algo repugnante.
43Não tornem a si mesmos repugnantes por meio de nenhuma das pequenas criaturas que fervilham sobre a terra, não se aviltem nem se tornem impuros por meio delas.
44Pois eu sou Jeová, seu Deus; santifiquem-se e tornem-se santos, porque eu sou santo. Assim, não tornem a si mesmos impuros por meio de nenhuma dessas pequenas criaturas que fervilham na terra e se movem sobre ela.
45Pois eu sou Jeová, que os tirou da terra do Egito a fim de ser o seu Deus; sejam santos, porque eu sou santo.
46“‘Essa é a lei a respeito dos animais, das criaturas voadoras e de todas as criaturas que se movem nas águas, e a respeito de todas as criaturas que fervilham sobre a terra,
47a fim de se fazer diferença entre o que é puro e o que é impuro, e entre os animais que podem ser comidos e os que não podem ser comidos.’”