Juízes 12

12 Então os homens de Efraim foram convocados, e eles atravessaram para Zafom e disseram a Jefté: “Por que você não nos chamou para ir com você quando atravessou o rio para lutar contra os amonitas? Vamos queimar a sua casa com você dentro.”
2Mas Jefté lhes disse: “Eu e meu povo estávamos envolvidos num grande conflito com os amonitas. Clamei a vocês por ajuda, mas vocês não me salvaram das mãos deles.
3Quando vi que vocês não me salvariam, decidi arriscar a vida e ir contra os amonitas, e Jeová os entregou a mim. Portanto, por que vocês vieram hoje lutar contra mim?”
4Jefté reuniu então todos os homens de Gileade, e eles lutaram contra Efraim; os homens de Gileade derrotaram Efraim, que tinha dito: “Vocês, gileaditas em Efraim e Manassés, não passam de fugitivos de Efraim.”
5Gileade tomou os pontos de travessia do Jordão que ficavam diante de Efraim. Quando um homem de Efraim tentava fugir, dizia: “Deixe-me passar”; então os homens de Gileade perguntavam: “Você é efraimita?” Quando ele respondia: “Não!”
6eles lhe diziam: “Por favor, diga xibolete.” Mas ele dizia “sibolete”, pois não conseguia pronunciar a palavra corretamente. Então o agarravam e o matavam junto aos pontos de travessia do Jordão. Assim, naquela ocasião foram mortos 42.000 efraimitas.
7Jefté julgou Israel por seis anos. Depois Jefté, o gileadita, morreu e foi enterrado na sua cidade, em Gileade.
8Ibsã, de Belém, julgou Israel depois dele.
9Ele tinha 30 filhos e 30 filhas. Enviou suas filhas para casar com homens de fora do seu clã, e trouxe 30 mulheres para casar com seus filhos. Ele julgou Israel por sete anos.
10Então Ibsã morreu e foi enterrado em Belém.
11Depois dele, Elom, o zebulonita, julgou Israel; ele julgou Israel por dez anos.
12Então Elom, o zebulonita, morreu e foi enterrado em Aijalom, na terra de Zebulão.
13Depois dele, Abdom, filho de Hilel, o piratonita, julgou Israel.
14Ele tinha 40 filhos e 30 netos que montavam em 70 jumentos. Ele julgou Israel por oito anos.
15Então Abdom, filho de Hilel, o piratonita, morreu e foi enterrado em Piratom, na terra de Efraim, no monte do amalequita.