Juízes 1
Depois da morte de Josué, os israelitas consultaram a Jeová: “Quem de nós subirá primeiro para lutar contra os cananeus?”
Então Judá disse a seu irmão Simeão: “Suba comigo ao território que me foi designado para lutarmos contra os cananeus. Depois irei com você ao território que lhe foi designado.” Portanto, Simeão foi com ele.
Quando Judá subiu, Jeová entregou nas suas mãos os cananeus e os perizeus, e eles derrotaram 10.000 homens em Bezeque.
Eles encontraram Adoni-Bezeque em Bezeque, e ali lutaram contra ele e derrotaram os cananeus e os perizeus.
Quando Adoni-Bezeque fugiu, eles o perseguiram, o capturaram e amputaram os polegares das suas mãos e dos seus pés.
Então Adoni-Bezeque disse: “Setenta reis, cujos polegares das mãos e dos pés foram amputados, apanham comida debaixo da minha mesa. Assim como eu fiz, assim me retribuiu Deus.” Depois o levaram a Jerusalém, e ele morreu ali.
Os homens de Judá também lutaram contra Jerusalém e a tomaram. Golpearam a cidade com a espada e a incendiaram.
Depois os homens de Judá desceram para lutar contra os cananeus que moravam na região montanhosa, no Neguebe e na Sefelá.
Judá avançou então contra os cananeus que moravam em Hebrom (anteriormente o nome de Hebrom era Quiriate-Arba), e eles mataram Sesai, Aimã e Talmai.
Dali avançaram contra os habitantes de Debir. (Anteriormente o nome de Debir era Quiriate-Sefer.)
Calebe disse então: “Ao homem que golpear Quiriate-Sefer e a tomar, darei minha filha Acsa como esposa.”
E Otniel, filho de Quenaz, irmão mais novo de Calebe, tomou a cidade. Portanto, Calebe lhe deu sua filha Acsa como esposa.
Enquanto ela estava indo para casa, insistiu com Otniel para que pedisse ao pai dela um campo. Então ela desceu do jumento, e Calebe lhe perguntou: “O que você quer?”
Ela respondeu: “Por favor, dê-me uma bênção, pois o senhor me deu um pedaço de terra no sul; dê-me também Gulote-Maim.” Assim, Calebe lhe deu Gulote Alta e Gulote Baixa.
E os descendentes do queneu, sogro de Moisés, subiram da cidade das palmeiras com o povo de Judá e foram ao deserto de Judá, ao sul de Arade. Eles foram para lá e se estabeleceram entre o povo.
Mas Judá avançou com seu irmão Simeão, e eles atacaram os cananeus que moravam em Zefate e a entregaram à destruição. Assim, deram à cidade o nome de Hormá.
Então Judá tomou Gaza e seu território, Ascalom e seu território, e Ecrom e seu território.
Jeová estava com Judá, e eles tomaram posse da região montanhosa, mas não conseguiram expulsar os habitantes da planície, porque tinham carros de guerra com foices de ferro.
Eles deram Hebrom a Calebe, assim como Moisés havia prometido, e ele expulsou dali os três filhos de Anaque.
Mas os benjaminitas não expulsaram os jebuseus que moravam em Jerusalém; assim, os jebuseus continuam morando com os benjaminitas em Jerusalém até hoje.
Nesse meio-tempo, a casa de José subiu contra Betel, e Jeová estava com eles.
A casa de José estava espionando Betel (a propósito, anteriormente o nome da cidade era Luz),
e os espiões viram um homem saindo da cidade. Então lhe disseram: “Por favor, mostre-nos como entrar na cidade, e nós o trataremos com bondade.”
Assim, o homem lhes mostrou como entrar na cidade, e eles golpearam a cidade com a espada, mas deixaram o homem e toda a sua família ir embora.
O homem foi para a terra dos hititas, construiu uma cidade e a chamou de Luz, e esse é o seu nome até hoje.
Manassés não conquistou Bete-Seã e suas aldeias dependentes, nem Taanaque e suas aldeias dependentes, nem os habitantes de Dor e suas aldeias dependentes, nem os habitantes de Ibleão e suas aldeias dependentes, nem os habitantes de Megido e suas aldeias dependentes. Os cananeus persistiam em morar nessa região.
Quando Israel se tornou mais forte, eles sujeitaram os cananeus a trabalhos forçados, mas não os expulsaram completamente.
Efraim também não expulsou os cananeus que moravam em Gezer. Os cananeus continuaram morando em Gezer, no meio dos efraimitas.
Zebulão não expulsou os habitantes de Quitrom, nem os habitantes de Naalol. Os cananeus continuaram morando no meio deles e ficaram sujeitos a trabalhos forçados.
Aser não expulsou os habitantes de Aco, nem os habitantes de Sídon, de Alabe, de Aczibe, de Helba, de Afeque e de Reobe.
Assim, os aseritas continuaram morando no meio dos cananeus que viviam naquela terra, visto que não os expulsaram.
Naftali não expulsou os habitantes de Bete-Semes, nem os habitantes de Bete-Anate, mas eles continuaram morando no meio dos cananeus que viviam naquela terra. Os habitantes de Bete-Semes e de Bete-Anate passaram a fazer trabalhos forçados para eles.
Os amorreus confinaram os danitas na região montanhosa, não lhes permitindo descer à planície.
Os amorreus estavam decididos a morar na montanha de Heres, em Aijalom e em Saalbim. Mas, quando o poder da casa de José aumentou, eles foram sujeitos a trabalhos forçados.
O território dos amorreus começava na subida de Acrabim e em Sela, e ia dali para cima.