Josué 17
7 Então a sorte caiu para a tribo de Manassés, pois era o primogênito de José. Visto que Maquir, primogênito de Manassés e pai de Gileade, era um homem de guerra, ele recebeu Gileade e Basã.
E a sorte caiu para o restante dos descendentes de Manassés, segundo as suas famílias: os filhos de Abiezer, os filhos de Heleque, os filhos de Asriel, os filhos de Siquém, os filhos de Hefer e os filhos de Semida. Esses eram os descendentes de Manassés, filho de José, os homens segundo as suas famílias.
Mas Zelofeade, filho de Hefer, filho de Gileade, filho de Maquir, filho de Manassés, não teve filhos homens, só filhas; e os nomes das suas filhas eram: Maala, Noa, Hogla, Milca e Tirza.
Então elas compareceram perante Eleazar, o sacerdote, Josué, filho de Num, e os maiorais, e disseram: “Foi Jeová quem ordenou a Moisés que nos desse uma herança entre os nossos irmãos.” Assim, por ordem de Jeová, ele deu a elas uma herança entre os irmãos do seu pai.
E dez partes caíram para Manassés, além da terra de Gileade e de Basã, que ficava do outro lado do Jordão,
pois as filhas de Manassés receberam uma herança junto com os filhos dele. E a terra de Gileade se tornou propriedade dos outros descendentes de Manassés.
E o limite do território de Manassés ia desde Aser até Micmetate, que fica em frente a Siquém, e o limite continuava em direção ao sul, até a terra onde moravam os habitantes de En-Tapua.
A terra de Tapua se tornou de Manassés, mas a cidade de Tapua, no limite do território de Manassés, pertencia aos descendentes de Efraim.
E o limite descia até o vale de Caná, ao sul do vale. Havia cidades de Efraim entre as cidades de Manassés; e o limite do território de Manassés ficava ao norte do vale e terminava no mar.
O território ao sul pertencia a Efraim, e o território ao norte pertencia a Manassés, e o mar era seu limite; e o território de Manassés chegava a Aser, ao norte, e a Issacar, ao leste.
Nos territórios de Issacar e de Aser, Manassés ficou com Bete-Seã e suas aldeias dependentes, Ibleão e suas aldeias dependentes, os habitantes de Dor e suas aldeias dependentes, os habitantes de En-Dor e suas aldeias dependentes, os habitantes de Taanaque e suas aldeias dependentes, e os habitantes de Megido e suas aldeias dependentes, sendo três delas regiões de colinas.
Mas os descendentes de Manassés não conseguiram tomar posse dessas cidades, pois os cananeus persistiam em morar nesta região.
Quando os israelitas ficaram fortes, sujeitaram os cananeus a trabalhos forçados, mas não os expulsaram completamente.
Os descendentes de José disseram a Josué: “Por que você nos deu como herança apenas um lote, uma parte da terra? Somos um povo numeroso, pois Jeová nos abençoou até agora.”
Josué lhes respondeu: “Se vocês são um povo tão numeroso, vão à floresta e limpem uma área para vocês na terra dos perizeus e dos refains, visto que a região montanhosa de Efraim é apertada demais para vocês.”
Então os descendentes de José disseram: “A região montanhosa não é suficiente para nós, e todos os cananeus que moram na terra do vale têm carros de guerra com foices de ferro, tanto os que moram em Bete-Seã e nas suas aldeias dependentes como os que moram no vale de Jezreel.”
Portanto, Josué disse o seguinte à casa de José, isto é, a Efraim e Manassés: “Vocês são um povo numeroso, e grande é o seu poder. Não receberão apenas uma parte,
mas a região montanhosa também será sua. Embora seja uma floresta, vocês a limparão, e ela será a extremidade do seu território. Pois vocês expulsarão os cananeus, apesar de eles serem fortes e terem carros de guerra com foices de ferro.”