Jeremias 36

36 No quarto ano de Jeoiaquim, filho de Josias e rei de Judá, Jeremias recebeu de Jeová a seguinte palavra:
“Pegue um rolo e escreva nele todas as palavras que lhe falei contra Israel, Judá e todas as nações, desde o primeiro dia em que falei com você, nos dias de Josias, até hoje.
Talvez, quando os da casa de Judá ouvirem falar de toda a calamidade que pretendo trazer contra eles, eles recuem do seu mau caminho, para que eu perdoe o seu erro e o seu pecado.”
Então Jeremias chamou Baruque, filho de Nerias, e Jeremias ditou todas as palavras que Jeová lhe havia falado, e Baruque as escreveu no rolo.
Jeremias ordenou então a Baruque: “Estou proibido de entrar na casa de Jeová.
Portanto, você é quem deve entrar e ler em voz alta as palavras de Jeová que eu ditei e você escreveu no rolo. Leia-as na presença do povo na casa de Jeová, no dia de jejum; assim você as lerá para todo o povo de Judá que está vindo das suas cidades.
Talvez Jeová ouça o pedido de favor deles, e eles recuem cada um do seu mau caminho, pois foi com grande ira e furor que Jeová falou contra este povo.”
Então Baruque, filho de Nerias, fez tudo o que o profeta Jeremias lhe ordenou; ele leu em voz alta na casa de Jeová as palavras de Jeová que estavam no rolo.
No quinto ano de Jeoiaquim, filho de Josias e rei de Judá, no nono mês, todo o povo em Jerusalém e todo o povo que tinha vindo a Jerusalém das cidades de Judá proclamaram um jejum diante de Jeová.
Então Baruque leu em voz alta as palavras de Jeremias que estavam no rolo. Ele fez a leitura na casa de Jeová, na sala de Gemarias, filho do copista Safã, no pátio superior, na entrada do portão novo da casa de Jeová, na presença de todo o povo.
Quando Micaías, filho de Gemarias, filho de Safã, ouviu todas as palavras de Jeová que estavam no rolo,
ele desceu à casa do rei e foi à sala do secretário. Todos os príncipes estavam sentados ali: Elisama, o secretário; Delaías, filho de Semaías; Elnatã, filho de Acbor; Gemarias, filho de Safã; Zedequias, filho de Hananias; e todos os outros príncipes.
E Micaías lhes contou todas as palavras que tinha ouvido quando Baruque leu o rolo na presença do povo.
Então todos os príncipes mandaram Jeudi, filho de Netanias, filho de Selemias, filho de Cusi, dizer a Baruque: “Venha e traga o rolo que você leu na presença do povo.” Baruque, filho de Nerias, pegou o rolo e foi até eles.
Então lhe disseram: “Sente-se, por favor, e leia-o em voz alta para nós.” De modo que Baruque o leu para eles.
Assim que eles ouviram todas as palavras, olharam apavorados uns para os outros e disseram a Baruque: “Nós com certeza contaremos todas essas palavras ao rei.”
E perguntaram a Baruque: “Conte-nos, por favor, como você escreveu todas essas palavras. Foi ele quem as ditou?”
Baruque respondeu-lhes: “Ele ditou todas essas palavras a mim, e eu as escrevi à tinta neste rolo.”
Os príncipes disseram a Baruque: “Vão e escondam-se, você e Jeremias, e não deixem ninguém saber onde vocês estão.”
Então eles compareceram perante o rei, no pátio. Guardaram o rolo na sala de Elisama, o secretário, e contaram ao rei tudo que tinham ouvido.
Então o rei mandou Jeudi pegar o rolo, de modo que ele o trouxe da sala de Elisama, o secretário. Jeudi começou a lê-lo na presença do rei e de todos os príncipes que estavam de junto ao rei.
Era o nono mês, e o rei estava sentado na casa de inverno, com um fogo aceso num braseiro diante dele.
Depois que Jeudi terminava de ler três ou quatro colunas, o rei cortava o trecho com uma faca de escriba e o lançava no fogo do braseiro, até queimar o rolo inteiro no fogo do braseiro.
O rei e os seus servos que ouviram todas aquelas palavras não ficaram com medo nem rasgaram as suas vestes.
Embora Elnatã, Delaías e Gemarias suplicassem ao rei que não queimasse o rolo, ele não os escutou.
Além disso, o rei ordenou a Jerameel, filho do rei, a Seraías, filho de Azriel, e a Selemias, filho de Abdeel, que prendessem Baruque, o secretário, e o profeta Jeremias. Mas Jeová os manteve escondidos.
Depois que o rei queimou o rolo com as palavras que Jeremias havia ditado a Baruque, Jeremias recebeu novamente a palavra de Jeová:
“Pegue outro rolo e escreva nele todas as palavras que estavam no primeiro rolo, que Jeoiaquim, rei de Judá, queimou.
E você deve dizer contra Jeoiaquim, rei de Judá: ‘Assim diz Jeová: “Você queimou aquele rolo e disse: ‘Por que você escreveu nele: “O rei de Babilônia certamente virá, destruirá esta terra e fará desaparecer dela os homens e os animais”?’
Portanto, assim diz Jeová contra Jeoiaquim, rei de Judá: ‘Ele não terá nenhum descendente para sentar no trono de Davi, e o seu cadáver ficará exposto ao calor do dia e à geada da noite.
Vou ajustar contas com ele, com os seus descendentes e com os seus servos, por causa do erro deles. E vou trazer sobre eles, sobre os habitantes de Jerusalém e sobre os homens de Judá toda a calamidade que proferi contra eles, sem que eles me escutassem.’”’”
Então Jeremias pegou outro rolo e o deu a Baruque, o secretário, filho de Nerias. Ele escreveu no rolo, conforme Jeremias foi ditando, todas as palavras do rolo que Jeoiaquim, rei de Judá, havia queimado no fogo. E foram acrescentadas muitas outras palavras semelhantes.