Jeremias 30

130 Jeremias recebeu de Jeová a seguinte palavra:
2“Assim diz Jeová, o Deus de Israel: ‘Escreva num livro todas as palavras que lhe digo.
3Pois “estão chegando os dias”, diz Jeová, “em que vou reunir o meu povo cativo, Israel e Judá”, diz Jeová, “e vou trazê-los de volta à terra que dei aos seus antepassados, e eles novamente tomarão posse dela”.’”
4Estas são as palavras que Jeová disse a Israel e Judá.
5Assim diz Jeová: “Ouvimos os gritos de pânico; Só há terror, não há paz.
6Perguntem, por favor, se um homem pode dar à luz. Por que, então, vejo todos os homens fortes com as mãos na barriga, Como a mulher que está dando à luz? Por que todos os rostos ficaram pálidos?
7Ai, pois aquele dia é terrível, Nenhum outro se compara a ele. É um tempo de aflição para Jacó. Mas ele sairá dele a salvo.”
8“E naquele dia”, diz Jeová dos exércitos, “quebrarei o seu jugo e o tirarei do seu pescoço, e romperei as suas correias; e estrangeiros não o escravizarão mais.
9Meu povo servirá a Jeová, seu Deus, e a Davi, seu rei, a quem farei surgir para eles.”
10“E você, meu servo Jacó, não tenha medo”, diz Jeová, “E não fique apavorado, ó Israel. Pois vou salvá-lo do lugar distante; E a sua descendência, da terra do cativeiro. Jacó voltará, e ficará tranquilo e em paz, Sem que ninguém o faça ter medo.”
11“Pois eu estou com você”, diz Jeová, “para salvá-lo, Mas vou exterminar todas as nações pelas quais o espalhei; No entanto, não vou exterminar você. Eu o disciplinarei no devido grau; De modo algum o deixarei impune.”
12Pois assim diz Jeová: “Sua ferida é incurável. Seu ferimento não tem cura.
13Não há quem defenda a sua causa; Não há remédio para a sua ferida. Não há cura para você.
14Todos os seus amantes se esqueceram de você. Eles não a procuram mais. Pois eu a golpeei como se golpeia um inimigo, Com uma punição cruel, Por causa da sua grande culpa e dos seus muitos pecados.
15Por que você grita por causa da sua ferida? Sua dor é incurável! Por causa da sua grande culpa e dos seus muitos pecados, Eu fiz isso com você.
16Mas todos os que a devoram serão devorados, E todos os seus inimigos também irão para o cativeiro. Os que a despojam serão despojados, E entregarei ao saque todos os que a saqueiam.”
17“Restabelecerei a sua saúde e curarei as suas feridas”, diz Jeová, “Embora a tenham chamado de excluída, dizendo: ‘Esta é Sião, a quem ninguém procura.’”
18Assim diz Jeová: “Vou reunir os cativos que pertencem às tendas de Jacó E terei pena das suas barracas. A cidade será reconstruída sobre o seu monte, E a torre fortificada será erguida no seu devido lugar.
19E eles darão agradecimentos e gritarão de alegria. Eu vou multiplicá-los, e eles não serão poucos; Vou torná-los numerosos, E eles não serão insignificantes.
20Os filhos dele se tornarão como no passado, E a sua assembleia ficará firmemente estabelecida diante de mim. Ajustarei contas com todos os seus opressores.
21Seu majestoso líder será um dos seus, E do seu meio sairá o seu governante; Vou trazê-lo para perto, e ele se aproximará de mim.” “Pois, do contrário, quem se atreveria a se aproximar de mim?” diz Jeová.
22“E vocês se tornarão o meu povo, e eu serei o seu Deus.”
23Vejam! O vendaval da parte de Jeová irromperá com fúria. Será uma tempestade devastadora lançada sobre a cabeça dos maus.
24A ira ardente de Jeová não recuará Até que ele tenha cumprido e executado as intenções do seu coração. Na parte final dos dias, vocês entenderão isso.