Jeremias 13
13 Assim me disse Jeová: “Vá, compre um cinto de linho e coloque-o na cintura, mas não o ponha na água.”
2Então eu comprei o cinto de acordo com a palavra de Jeová e o coloquei na cintura.
3Depois recebi pela segunda vez a palavra de Jeová:
4“Pegue o cinto que você comprou e está usando, vá até o rio Eufrates e esconda-o ali na fenda de um rochedo.”
5Então eu fui e o escondi junto ao Eufrates, assim como Jeová me havia ordenado.
6Depois de muitos dias, Jeová me disse: “Vá até o rio Eufrates e pegue de volta o cinto que mandei você esconder lá.”
7Portanto, fui até o Eufrates, desenterrei o cinto e o tirei do lugar onde eu o havia escondido. E vi que o cinto estava estragado, não prestava mais para nada.
8Então recebi a seguinte palavra de Jeová:
9“Assim diz Jeová: ‘Do mesmo modo vou acabar com o orgulho de Judá e com o imenso orgulho de Jerusalém.
10Esse povo mau que se recusa a obedecer às minhas palavras, teima em seguir seu próprio coração e segue outros deuses, servindo-os e curvando-se diante deles, ficará igual a esse cinto que não presta mais para nada.’
11‘Pois, assim como um cinto se apega à cintura do homem, assim fiz com que toda a casa de Israel e toda a casa de Judá se apegassem a mim’, diz Jeová, ‘para que fossem para mim um povo, fama, louvor e algo belo, mas eles não obedeceram’.
12“E você também deve transmitir-lhes esta mensagem: ‘Assim diz Jeová, o Deus de Israel: “Todo jarro grande deve ser enchido de vinho.”’ E eles lhe responderão: ‘Por acaso já não sabemos que todo jarro grande deve ser enchido de vinho?’
13Então diga-lhes: ‘Assim diz Jeová: “Farei com que todos os habitantes desta terra, os reis que se sentam no trono de Davi, os sacerdotes, os profetas e todos os habitantes de Jerusalém fiquem totalmente embriagados.
14E vou despedaçá-los, golpeando uns contra os outros, tanto os pais como os filhos”, diz Jeová. “Não terei compaixão, nem sentirei dó, nem mostrarei misericórdia; nada me impedirá de destruí-los.”’
16Deem glória a Jeová, seu Deus, Antes que ele traga a escuridão E antes que os seus pés tropecem nos montes, ao anoitecer. Vocês esperarão pela luz, Mas ele trará profunda escuridão; Ele transformará a luz em densas trevas.
17Se vocês se recusarem a ouvir, Eu chorarei em segredo por causa do seu orgulho. Derramarei muitas lágrimas; dos meus olhos escorrerão lágrimas, Porque o rebanho de Jeová foi levado cativo.
19As cidades do sul estão fechadas, sem ninguém que possa abri-las. Judá inteiro foi levado para o exílio; foi completamente levado para o exílio.
20Levante os olhos e veja os que estão chegando do norte. Onde está o rebanho que lhe foi dado, suas belas ovelhas?
21O que você dirá quando a sua punição chegar Da parte daqueles que você sempre tratou como amigos íntimos? Você não será tomada de dores agudas, como a mulher que está dando à luz?
22Quando você disser no coração: ‘Por que essas coisas aconteceram comigo?’ Saiba que foi por causa do seu grande erro que a sua saia lhe foi tirada E os seus calcanhares foram tratados cruelmente.
23Será que o cuchita pode mudar a cor da sua pele, ou o leopardo as suas manchas? Nesse caso, vocês poderiam fazer o bem, Vocês que são treinados para fazer o mal.
24Por isso eu os espalharei como a palha levada pelo vento do deserto.
25Essa é a parte que lhe cabe, a porção que separei para você”, diz Jeová, “Porque você se esqueceu de mim para confiar em mentiras.
26Portanto, vou levantar a sua saia até cobrir o seu rosto, E a sua vergonha será exposta,
27Seus atos de adultério e sua paixão, Sua prostituição obscena. Sobre as colinas, nos campos, Eu vi seu comportamento repugnante. Ai de você, Jerusalém! Até quando você continuará impura?”