Jeremias 10

0 Ouçam a palavra que Jeová falou contra vocês, ó casa de Israel.
Assim diz Jeová: “Não aprendam o caminho das nações, Nem fiquem apavorados diante dos sinais dos céus, porque as nações ficam apavoradas com eles.
Pois os costumes dos povos são uma ilusão. Seus ídolos são apenas uma árvore derrubada da floresta, Trabalhada pelas mãos do artesão com sua ferramenta.
Eles os embelezam com prata e ouro. E os fixam com pregos e martelo para que não caiam.
Assim como um espantalho num pepinal, eles não falam; Precisam ser carregados, pois não andam. Não tenham medo deles, pois não podem fazer nada de mau, Nem podem fazer nada de bom.”
Ninguém é como tu, ó Jeová. Tu és grande, e o teu nome é grande e poderoso.
Quem não te temeria, ó Rei das nações? Isso é o que se deve fazer, Pois entre todos os sábios das nações e entre todos os seus reinos Não ninguém igual a ti.
Todos eles são tolos e insensatos. Instrução de uma árvore é pura ilusão.
Prata batida é importada de Társis, e ouro de Ufaz, E são trabalhados pelo artesão, pelas mãos do ourives. Sua roupa é de linha azul e de roxa. Todos eles são feitos por trabalhadores habilidosos.
Mas Jeová é o verdadeiro Deus. Ele é o Deus vivente e o Rei eterno. Por causa da sua indignação a terra tremerá, E nenhuma nação poderá suportar a sua fúria.
Isto é o que vocês devem dizer a eles: “Os deuses que não fizeram os céus e a terra Desaparecerão da terra e de debaixo dos céus.”
Ele é Aquele que fez a terra com o seu poder, Aquele que estabeleceu o solo produtivo com a sua sabedoria E que estendeu os céus com o seu entendimento.
Quando ele faz ouvir a sua voz, As águas nos céus se agitam, E ele faz subir nuvens desde os confins da terra. Faz os relâmpagos para a chuva E faz o vento sair dos Seus depósitos.
Todos os homens agem de modo insensato e sem conhecimento. Todos os ourives ficarão envergonhados por causa das suas imagens esculpidas, Pois as suas imagens de metal são uma falsidade, E não espírito nelas.
São uma ilusão, obras dignas de zombaria. Quando chegar o dia do seu ajuste de contas, elas desaparecerão.
A Porção de Jacó não é como essas coisas, Pois Ele é quem formou tudo; E Israel é o bastão de Sua herança. Jeová dos exércitos é o seu nome.
Apanhe a sua bagagem do chão, Ó mulher cercada pelo inimigo.
Pois assim diz Jeová: “Agora vou lançar os habitantes para longe desta terra, E farei com que sofram aflição.”
Ai de mim por causa da minha calamidade! Meu ferimento é incurável. Eu disse: “De fato, esta é a minha doença, e eu tenho de suportá-la.
Minha tenda foi devastada, e todas as cordas foram rompidas. Meus filhos me abandonaram e não existem mais. Não restou ninguém para armar a minha tenda e levantar os seus panos.
Pois os pastores se comportaram de modo insensato E não consultaram a Jeová. Por isso eles não agiram com entendimento, E todos os seus rebanhos foram espalhados.”
Escute! Uma notícia está chegando! Um grande abalo está vindo desde a terra do norte, Para fazer das cidades de Judá uma terra desolada, um esconderijo de chacais.
Bem sei, ó Jeová, que o caminho do homem não pertence a ele. Não cabe ao homem nem mesmo dirigir os seus passos.
Corrige-me, ó Jeová, com justiça, Mas não na tua ira, para que não me reduzas a nada.
Derrama o teu furor sobre as nações que te desconsideram E sobre as tribos que não invocam o teu nome. Pois elas devoraram a Jacó; Sim, elas o devoraram até exterminá-lo, E desolaram a terra dele.