Jeremias 1

Estas são as palavras de Jeremias, filho de Hilquias, um dos sacerdotes de Anatote, na terra de Benjamim.
Ele recebeu a palavra de Jeová nos dias de Josias, filho de Amom e rei de Judá, no décimo terceiro ano do seu reinado.
Ele também a recebeu nos dias de Jeoiaquim, filho de Josias e rei de Judá, até o fim do décimo primeiro ano de Zedequias, filho de Josias e rei de Judá, no quinto mês, quando Jerusalém foi para o exílio.
Eu recebi a seguinte palavra de Jeová:
“Antes de formá-lo no ventre da sua mãe, eu conhecia você; E, antes de você nascer, eu o santifiquei. Eu o fiz profeta para as nações.”
Mas eu disse: “Ai, Soberano Senhor Jeová! Eu não sei falar, pois sou apenas um rapaz.”
Então Jeová me disse: “Não diga: ‘Sou apenas um rapaz.’ Pois você tem de ir a todos a quem eu o enviar, E deve dizer tudo o que eu lhe ordenar.
Não tenha medo deles, Pois ‘eu estou com você para livrá-lo’, diz Jeová.”
Então Jeová estendeu a mão e tocou na minha boca. E Jeová me disse: “Estou pondo as minhas palavras na sua boca.
Eu lhe dou no dia de hoje autoridade sobre as nações e os reinos, para arrancar e demolir, para destruir e derrubar, para edificar e plantar.”
Recebi novamente a palavra de Jeová: “O que você está vendo, Jeremias?” E eu respondi: “Estou vendo um ramo de amendoeira.”
Jeová me disse: “Você viu bem, pois eu me mantenho desperto para cumprir a minha palavra.”
Então recebi pela segunda vez a palavra de Jeová: “O que você está vendo?” De modo que eu respondi: “Estou vendo um caldeirão fervendo, e sua boca está inclinada do norte para cá.”
Então Jeová me disse: “Do norte será solta a calamidade Contra todos os habitantes do país.
Pois ‘estou convocando todas as tribos dos reinos do norte’, diz Jeová. ‘E eles virão; cada um colocará o seu trono Na entrada dos portões de Jerusalém, Contra todas as suas muralhas ao redor E contra todas as cidades de Judá.
E vou proferir os meus julgamentos contra elas por causa de toda a sua maldade, Visto que me abandonaram E estão fazendo fumaça sacrificial a outros deuses, E curvando-se diante das obras das suas próprias mãos.’
Mas você deve se preparar; Levante-se e diga a eles tudo o que eu lhe ordenar. Não se apavore por causa deles, Para que eu não o deixe apavorado diante deles.
Pois hoje faço de você uma cidade fortificada, Uma coluna de ferro e muralhas de cobre, para resistir a todo o país: Os reis de Judá e os seus príncipes, Os seus sacerdotes e o povo da terra.
E eles certamente lutarão contra você, Mas não o vencerão, Pois ‘eu estou com você’, diz Jeová, ‘para salvá-lo’.”