João 14

4 “Não fiquem com o coração aflito. Exerçam em Deus; exerçam também em mim.
Na casa do meu Pai muitas moradas. Se não fosse assim, eu lhes teria dito, pois vou embora para preparar um lugar para vocês.
Também, depois que eu for embora e lhes preparar um lugar, virei novamente e os levarei comigo, para que, onde eu estiver, vocês também estejam.
E vocês sabem o caminho para onde vou.”
Tomé lhe disse: “Senhor, não sabemos para onde vai. Como podemos saber o caminho?”
Jesus lhe respondeu: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim.
Se vocês me conhecessem, conheceriam também o meu Pai. De agora em diante vocês o conhecem e o têm visto.”
Filipe lhe disse: “Senhor, mostre-nos o Pai, e isso é suficiente para nós.”
Jesus lhe respondeu: “Já faz tanto tempo que estou com vocês, e você ainda não me conhece, Filipe? Quem me vê, também o Pai. Como é que você diz: ‘Mostre-nos o Pai’?
Você não acredita que eu estou em união com o Pai e que o Pai está em união comigo? O que eu lhes digo não se origina de mim, mas o Pai, que permanece em união comigo, está fazendo as Suas obras.
Acreditem em mim quando digo que estou em união com o Pai e o Pai está em união comigo; ou senão, acreditem por causa das obras em si.
Digo-lhes com toda a certeza: Quem exercer em mim fará também as obras que eu faço. E ele fará obras maiores do que essas, porque vou embora para o Pai.
Também, tudo o que vocês pedirem em meu nome, eu farei, para que o Pai seja glorificado por meio do Filho.
Qualquer coisa que vocês pedirem em meu nome, eu farei.
“Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos.
E eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro ajudador para estar com vocês para sempre:
o espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o nem o conhece. Vocês o conhecem, porque permanece com vocês e está em vocês.
Não os deixarei abandonados. Eu virei a vocês.
Em breve o mundo não me verá mais, contudo vocês me verão, porque eu vivo e vocês viverão.
Naquele dia vocês saberão que eu estou em união com o meu Pai, e que vocês estão em união comigo, e que eu estou em união com vocês.
Quem aceita os meus mandamentos e obedece a eles é o que me ama. Por sua vez, quem me ama será amado pelo meu Pai, e eu o amarei e me mostrarei claramente a ele.”
Judas, não o Iscariotes, lhe perguntou: “Senhor, o que aconteceu que o senhor pretende se mostrar claramente a nós e não ao mundo?”
Jesus lhe respondeu: “Se alguém me amar, obedecerá à minha palavra, e o meu Pai o amará, e nós iremos a ele e faremos a nossa morada com ele.
Quem não me ama não obedece às minhas palavras. A palavra que você ouve não é minha, mas pertence ao Pai, que me enviou.
“Eu lhes falo essas coisas enquanto ainda estou com vocês.
Mas o ajudador, o espírito santo, que o Pai enviará em meu nome, ensinará todas as coisas a vocês e os fará lembrar de todas as coisas que eu lhes disse.
Deixo-lhes a paz; dou-lhes a minha paz. Não a dou a vocês do modo como o mundo a dá. Não fiquem com o coração aflito, nem com medo.
Vocês ouviram que eu lhes disse: ‘Vou embora e vou voltar para vocês.’ Se vocês me amassem, se alegrariam de que vou para o Pai, pois o Pai é maior do que eu.
Eu lhes disse isso antes que ocorra, para que, quando ocorrer, vocês acreditem.
não falarei muito mais com vocês, pois o governante do mundo está chegando, e ele não tem nenhum poder sobre mim.
Mas, para que o mundo saiba que eu amo o Pai, faço assim como o Pai me ordenou. Levantem-se, vamos embora daqui.