Jonas 3
3 Então Jonas recebeu pela segunda vez a palavra de Jeová:
“Vá agora a Nínive, a grande cidade, e transmita-lhe a mensagem que eu lhe disser.”
Assim, Jonas foi imediatamente a Nínive, em obediência à palavra de Jeová. Nínive era uma cidade muito grande — levava-se três dias para percorrê-la.
Então Jonas entrou na cidade e percorreu a distância de um dia, proclamando: “Em apenas mais 40 dias, Nínive será destruída.”
E os homens de Nínive, desde o maior até o menor deles, depositaram fé em Deus; eles proclamaram um jejum e se vestiram com pano de saco.
Quando a mensagem chegou ao rei de Nínive, ele se levantou do trono, tirou seu manto real, cobriu-se com pano de saco e sentou-se nas cinzas.
Além disso, fez uma proclamação em toda a Nínive: “Por decreto do rei e dos seus nobres: Nenhum homem nem animal, bois ou ovelhas, deve comer coisa alguma. Não devem comer, nem beber água.
Que sejam cobertos com pano de saco, tanto homem como animal; que clamem a Deus fervorosamente, e que abandonem seus maus caminhos e a violência que praticam.
Quem sabe se o verdadeiro Deus não reconsiderará o que pretende fazer e abandonará sua ira ardente, para que não morramos?”
Quando o verdadeiro Deus viu o que eles fizeram, que tinham recuado dos seus maus caminhos, reconsiderou a calamidade que tinha dito que traria sobre eles, e não a trouxe.