Joel 3
13 “Vejam! Naqueles dias e naquele tempo, Quando eu trouxer os cativos de volta a Judá e a Jerusalém,
2Vou reunir também todas as nações E fazê-las descer ao vale de Jeosafá. Ali vou entrar em juízo com elas Em favor do meu povo e da minha herança, Israel, Pois elas os espalharam entre as nações, E repartiram a minha terra entre si.
3Lançaram sortes sobre o meu povo; Vendiam um menino para contratar uma prostituta, E vendiam uma menina por vinho, para beberem.
4E vocês, o que têm contra mim, Ó Tiro e Sídon, e todas as regiões da Filístia? Estão me retribuindo alguma coisa que fiz? Se vocês estão me retribuindo, Veloz e rapidamente trarei, sobre as suas cabeças, a sua retribuição.
5Visto que vocês tomaram a minha prata e o meu ouro, E levaram para os seus templos os meus tesouros mais preciosos,
6E venderam o povo de Judá e de Jerusalém aos gregos, A fim de levá-los para longe do seu território,
7Estou despertando a eles para que venham do lugar para onde vocês os venderam, E trarei, sobre as cabeças de vocês, a sua retribuição.
8Vou entregar seus filhos e suas filhas nas mãos do povo de Judá, E eles os entregarão aos homens de Sabá, a uma nação distante; Pois o próprio Jeová disse isso.
9Proclamem isto entre as nações: ‘Preparem-se para a guerra! Despertem os poderosos! Que todos os soldados se aproximem, que eles avancem!
10Transformem os seus arados em espadas e as suas podadeiras em lanças. Que o fraco diga: “Sou poderoso.”
11Venham e ajudem umas às outras, vocês, todas as nações ao redor, reúnam-se!’” Ó Jeová, faz com que os teus poderosos desçam para lá.
12“Que as nações despertem e venham ao vale de Jeosafá, Pois ali me sentarei para julgar todas as nações ao redor.
13Metam a foice, pois a colheita está madura. Venham e pisem, pois o lagar de vinho está cheio. Os lagares estão transbordando, pois a maldade das nações é muito grande.
14Multidões, multidões estão no vale da decisão, Pois está próximo o dia de Jeová no vale da decisão.
15O sol e a lua ficarão escuros, E as estrelas perderão o brilho.
16E Jeová rugirá de Sião, De Jerusalém ele levantará a sua voz. O céu e a terra tremerão; Mas Jeová será um refúgio para o seu povo, Uma fortaleza para o povo de Israel.
17E vocês terão de saber que eu sou Jeová, seu Deus, que reside em Sião, meu santo monte. Jerusalém se tornará um lugar santo, E estranhos não passarão mais por ela.
18Naquele dia os montes gotejarão vinho novo, As colinas manarão leite, E os riachos de Judá fluirão cheios de água. Da casa de Jeová brotará uma fonte, E ela irrigará o vale das Acácias.
19Mas o Egito ficará desolado, E Edom se tornará um deserto desolado, Por causa da violência feita contra o povo de Judá, Em cuja terra derramaram sangue inocente.
20Mas Judá sempre será habitada; E Jerusalém, por geração após geração.
21Vou considerar inocente o sangue deles, que eu não tinha considerado inocente; E Jeová residirá em Sião.”