Isaías 66
66 Assim diz Jeová: “Os céus são o meu trono, e a terra é o apoio para os meus pés. Então, que casa vocês poderiam construir para mim, E onde seria o meu lugar de descanso?”
“Minha mão fez todas essas coisas, Foi assim que elas vieram a existir”, diz Jeová. “Mas é para este que eu olharei: Para o humilde que tem espírito quebrantado e que treme diante da minha palavra.
Quem abate um touro é como quem mata um homem. Quem sacrifica uma ovelha é como quem quebra a nuca de um cão. Quem apresenta uma dádiva é como quem oferece sangue de porco! Quem traz uma oferta de olíbano como lembrança é como quem profere uma bênção com palavras mágicas. Eles escolheram os seus próprios caminhos, E têm prazer no que é repugnante.
Por isso, eu escolherei como vou puni-los, E trarei sobre eles justamente o que eles temem. Porque, quando chamei, ninguém respondeu; Quando falei, ninguém escutou. Eles continuaram a fazer o que é mau aos meus olhos, E escolheram fazer o que me desagrada.”
Ouçam a palavra de Jeová, vocês que tremem diante da sua palavra: “Seus irmãos que os odeiam e os excluem por causa do meu nome disseram: ‘Glorificado seja Jeová!’ Mas Deus aparecerá e trará alegria a vocês, Enquanto eles serão envergonhados.”
Há o som de um tumulto que vem da cidade, um som que vem do templo! É o som de Jeová retribuindo aos seus inimigos o que merecem.
Antes de entrar em trabalho de parto, ela deu à luz. Antes de lhe chegarem as dores de parto, ela deu à luz um menino.
Quem já ouviu uma coisa dessas? Quem já viu algo semelhante? Por acaso uma terra será dada à luz num só dia? Ou nascerá uma nação de uma só vez? No entanto, assim que Sião entrou em trabalho de parto, ela deu à luz seus filhos.
“Será que eu faço chegar a hora do parto e não faço que se dê à luz?” diz Jeová. “Será que eu, que causo o nascimento, fecharia o ventre?” diz o seu Deus.
Alegrem-se com Jerusalém e jubilem com ela, todos vocês que a amam. Exultem grandemente com ela, todos vocês que choram por ela,
Porque vocês mamarão no seu peito e ficarão plenamente satisfeitos e consolados, Beberão à vontade e terão prazer na sua grande glória.
Pois assim diz Jeová: “Vou fazer chegar até ela a paz como um rio E a glória das nações como uma torrente inundante. Vocês mamarão e serão carregados no colo, E serão embalados sobre os joelhos.
Assim como a mãe consola o seu filho, Assim continuarei a consolar vocês; E por causa de Jerusalém vocês serão consolados.
Vocês verão isso, e seu coração se alegrará, Seus ossos se encherão de vigor como a relva verde. E a mão de Jeová será revelada aos seus servos, Mas ele ficará indignado com os seus inimigos.”
“Pois Jeová virá como um fogo, Seus carros de guerra são como um vendaval, Para trazer retribuição com grande ira, Para censurar com chamas de fogo.
Pois Jeová executará o julgamento com fogo, Sim, com sua espada, contra todos os humanos; E os mortos por Jeová serão muitos.
Os que se santificam e se purificam para entrar nos jardins, seguindo aquele que está no centro, que comem carne de porco, coisas repugnantes e ratos, chegarão todos juntos ao seu fim”, diz Jeová.
“Visto que conheço as obras e os pensamentos deles, venho para reunir pessoas de todas as nações e línguas; elas chegarão e verão a minha glória.”
“Porei entre eles um sinal e, a alguns dos que escaparem, enviarei às nações — a Társis, Pul e Lude, terras dos arqueiros, a Tubal e Javã, e às ilhas distantes — que não ouviram falar sobre mim nem viram a minha glória; e eles proclamarão a minha glória entre as nações.
Eles trarão todos os irmãos de vocês dentre todas as nações como dádiva a Jeová, em cavalos, em carros, em carroças cobertas, em mulas e em camelos velozes, ao meu santo monte, Jerusalém”, diz Jeová, “assim como quando o povo de Israel traz sua dádiva em recipientes puros à casa de Jeová”.
“Também escolherei alguns para ser sacerdotes e levitas”, diz Jeová.
“Pois, assim como os novos céus e a nova terra que eu faço permanecerão diante de mim”, diz Jeová, “assim também permanecerão a descendência e o nome de vocês”.
“E, de lua nova a lua nova e de sábado a sábado, Todos os humanos virão para se curvar diante de mim”, diz Jeová.
“E eles sairão e olharão para os cadáveres dos homens que se rebelaram contra mim; Pois os vermes sobre eles não morrerão, E o fogo que os consome não se apagará, E eles se tornarão algo repulsivo para todas as pessoas.”