Isaías 58
58 “Grite bem alto, não se contenha! Levante a voz como uma trombeta. Proclame ao meu povo a sua rebeldia, À casa de Jacó os seus pecados.
Eles me procuram dia após dia, E dizem que se agradam de conhecer os meus caminhos, Como se fossem uma nação que praticou o que é direito E que não abandonou a justiça de seu Deus. Eles me pedem julgamentos justos, Agradando-se em se aproximar de Deus:
‘Por que tu não vês quando jejuamos? E por que não notas quando afligimos a nós mesmos?’ É porque no dia do seu jejum vocês buscam seus próprios interesses E oprimem os que trabalham para vocês.
Seu jejum acaba em discussões e brigas, E batem com violência uns nos outros. Vocês não podem jejuar como fazem hoje e esperar que a sua voz seja ouvida no céu.
Será que o jejum que me agrada deve ser assim, Como um dia para alguém afligir a si mesmo, Encurvar a cabeça como o junco E deitar-se sobre um pano de saco e cinzas? É isso o que chamam de jejum e de dia agradável para Jeová?
Não! Este é o jejum que me agrada: Soltar as correntes da maldade, Desatar as correias do jugo, Libertar os oprimidos E quebrar no meio todo jugo;
É dividir o seu pão com o faminto, Acolher na sua casa os pobres e os desabrigados, Vestir aquele que você vê que está nu E não dar as costas aos seus irmãos.
Então a sua luz brilhará como o amanhecer, E a sua cura virá rapidamente. Sua justiça irá à sua frente, E a glória de Jeová será a sua retaguarda.
Então você chamará, e Jeová lhe responderá; Você clamará por ajuda, e ele dirá: ‘Aqui estou!’ Se você eliminar do seu meio o jugo E parar de apontar o dedo e de falar coisas maldosas,
Se der ao faminto o que você mesmo deseja E fartar os necessitados, Então a sua luz brilhará até mesmo na escuridão, E as suas trevas serão como o meio-dia.
Jeová sempre o guiará E lhe dará fartura até mesmo numa terra árida; Ele revigorará os seus ossos, E você se tornará como um jardim bem regado, Como uma nascente cujas águas nunca secam.
Por sua causa, as ruínas antigas serão reconstruídas, E você restaurará os alicerces das gerações passadas. Você será chamado consertador de muralhas, Restaurador de ruas onde há casas.
Se você guardar o sábado e se refrear de buscar os seus próprios interesses no meu dia sagrado, Se você chamar o sábado de dia de grande alegria, dia sagrado de Jeová, um dia para ser glorificado, E se o glorificar em vez de buscar os seus próprios interesses e falar palavras vãs,
Então você terá grande alegria em Jeová, E eu vou fazê-lo cavalgar sobre os lugares altos da terra. Eu o sustentarei com a herança de Jacó, seu antepassado, Pois a boca de Jeová falou isso.”