Isaías 43
143 Agora, assim diz Jeová, Seu Criador, ó Jacó, aquele que o formou, ó Israel: “Não tenha medo, porque eu o resgatei. Eu o chamei pelo seu nome. Você pertence a mim.
2Quando você passar pelas águas, estarei com você, E, quando atravessar rios, eles não o encobrirão. Quando você andar através do fogo, não ficará chamuscado, Nem será queimado pelas chamas.
3Pois eu sou Jeová, seu Deus, O Santo de Israel, seu Salvador. Dei o Egito como seu resgate, A Etiópia e Sebá em troca de você.
4Pois você se tornou precioso aos meus olhos, Você foi honrado e eu o amo. Por isso darei pessoas em seu lugar E nações em troca da sua vida.
5Não tenha medo, pois estou com você. Do leste trarei a sua descendência E do oeste o reunirei.
6Direi ao norte: ‘Entregue-os!’ E ao sul: ‘Não os retenha. Traga meus filhos de longe, e minhas filhas, dos confins da terra,
7Todo aquele que é chamado pelo meu nome E que eu criei para a minha glória, Que eu formei e fiz.’
8Faça sair um povo que é cego, embora tenham olhos, E que é surdo, embora tenham ouvidos.
9Que todas as nações se reúnam num só lugar, E que os povos sejam ajuntados. Quem entre eles pode anunciar isso? Quem pode nos revelar as primeiras coisas? Que ele apresente as suas testemunhas, para provar que está certo; Que ouçam e digam: ‘É verdade!’”
10“Vocês são as minhas testemunhas”, diz Jeová, “Sim, meu servo a quem escolhi, Para que vocês me conheçam e tenham fé em mim, E entendam que eu sou o mesmo. Antes de mim não foi formado nenhum Deus E depois de mim continuou a não haver nenhum.
11Eu sou Jeová, e além de mim não há salvador.”
12“Eu anunciei, salvei e divulguei isso Quando não havia nenhum deus estrangeiro entre vocês. Portanto, vocês são as minhas testemunhas”, diz Jeová, “e eu sou Deus.
13Além disso, sempre sou o mesmo; E ninguém pode arrancar nada da minha mão. Quando eu faço algo, quem pode impedir?”
14Assim diz Jeová, seu Resgatador, o Santo de Israel: “Por sua causa enviarei alguém a Babilônia e farei cair todas as trancas dos portões, E os caldeus, nos seus navios, clamarão de aflição.
15Eu sou Jeová, seu Santo, o Criador de Israel, seu Rei.”
16Assim diz Jeová, Aquele que abre um caminho através do mar E uma passagem através de águas agitadas,
17Aquele que faz sair o carro de guerra e o cavalo, O exército e os guerreiros valentes: “Eles cairão e não se levantarão. Serão extintos, apagados como a chama de um pavio.”
18“Esqueçam as coisas anteriores, E não fiquem pensando no passado.
19Vejam! Estou fazendo algo novo; Já está acontecendo. Vocês não percebem? Abrirei um caminho através do ermo E rios através do deserto.
20Os animais selvagens me honrarão, Sim, os chacais e os avestruzes, Porque fornecerei água no ermo, Rios no deserto, Para que meu povo, meu escolhido, possa beber,
21O povo que formei para mim Para que proclamasse o meu louvor.
22Mas você não me invocou, ó Jacó, Porque se cansou de mim, ó Israel.
23Você não me trouxe ovelhas para as ofertas queimadas, Nem me glorificou com os seus sacrifícios. Não o obriguei a me trazer dádivas, Nem o cansei exigindo olíbano.
24Você não comprou cálamo para mim com o seu dinheiro, Nem me saciou com a gordura dos seus sacrifícios. Pelo contrário, você me sobrecarregou com os seus pecados E me cansou com os seus erros.
25Eu sou aquele que apaga as suas transgressões por minha própria causa, E não me lembrarei dos seus pecados.
26Vamos nos confrontar em julgamento. Faça-me lembrar, Apresente seus argumentos para provar que você tem razão.
27Seu primeiro pai pecou, E seus próprios porta-vozes se rebelaram contra mim.
28Portanto, profanarei os príncipes do lugar santo, E vou entregar Jacó à destruição E sujeitar Israel a insultos.