Hebreus 3

3 Portanto, santos irmãos, participantes da chamada celestial, considerem aquele que reconhecemos como apóstolo e sumo sacerdote Jesus.
Ele foi fiel Àquele que o designou, assim como Moisés também o foi em toda a casa Daquele.
Pois ele é considerado digno de maior glória do que Moisés, visto que quem constrói uma casa tem mais honra do que a própria casa.
Naturalmente, toda casa é construída por alguém, mas quem construiu todas as coisas foi Deus.
Moisés foi fiel como assistente em toda a casa Daquele, o que serviu de testemunho das coisas de que se falaria depois,
mas Cristo foi fiel como filho sobre a casa de Deus. Nós somos a casa Dele, desde que de fato nos apeguemos firmemente, até o fim, à nossa confiança e à esperança de que nos orgulhamos.
Portanto, como diz o espírito santo: “Hoje, se vocês escutarem a voz dele,
não endureçam o coração como na ocasião em que se provocou ira amarga, como no dia da provação no deserto,
onde os seus antepassados me puseram à prova e me desafiaram, embora tivessem visto as minhas obras por 40 anos.
É por isso que me aborreci com essa geração e disse: ‘Eles sempre se perdem no seu coração, e eles não chegaram a conhecer os meus caminhos.’
Então jurei na minha ira: ‘Não entrarão no meu descanso.’”
Cuidado, irmãos, para que nunca se desenvolva em nenhum de vocês um coração mau e sem fé, por se afastarem do Deus vivente;
mas continuem a encorajar uns aos outros cada dia, enquanto durar o tempo chamado de “hoje”, para que nenhum de vocês fique endurecido pelo poder enganoso do pecado.
Porque nós nos tornaremos realmente participantes do Cristo se nos apegarmos firmemente até o fim à confiança que tivemos no princípio.
É como se diz: “Hoje, se vocês escutarem a voz dele, não endureçam o coração como na ocasião em que se provocou ira amarga.”
Pois quem foram os que ouviram e ainda assim provocaram Deus à ira amarga? Não foram, de fato, todos os que tinham saído do Egito sob Moisés?
Além disso, com quem Deus ficou aborrecido por 40 anos? Não foi com aqueles que pecaram, cujos cadáveres caíram no deserto?
E a quem ele jurou que não entrariam no seu descanso? Não foi aos que agiram de modo desobediente?
Vemos assim que não puderam entrar porque não tiveram fé.