Gênesis 7
7 Depois disso, Jeová disse a Noé: “Entre na arca, você e todos os da sua casa, porque você é quem eu vi ser justo diante de mim no meio desta geração.
De cada tipo de animal puro, leve sete com você, machos e fêmeas; e, de cada animal impuro, leve apenas dois, o macho e a fêmea;
também, de cada criatura voadora do céu, leve sete, machos e fêmeas, para preservar viva a descendência deles sobre toda a terra.
Pois, em apenas sete dias, farei que chova sobre a terra por 40 dias e 40 noites, e vou eliminar da face da terra todos os seres vivos que fiz.”
Então Noé fez tudo que Jeová lhe havia mandado.
Noé tinha 600 anos de idade quando o dilúvio de águas veio sobre a terra.
Assim, antes de virem as águas do dilúvio, Noé entrou na arca com seus filhos, sua esposa e as esposas dos seus filhos.
De cada animal puro, de cada animal impuro, das criaturas voadoras e de tudo o que se move sobre o solo,
os pares foram a Noé dentro da arca, macho e fêmea, assim como Deus havia ordenado a Noé.
E sete dias depois vieram as águas do dilúvio sobre a terra.
No seiscentésimo ano da vida de Noé, no segundo mês, no dia 17 do mês, nesse dia rebentaram todos os mananciais das vastas águas profundas e abriram-se as comportas dos céus.
E a chuva caiu sobre a terra por 40 dias e 40 noites.
Nesse mesmo dia, Noé entrou na arca junto com seus filhos, Sem, Cã e Jafé, e com sua esposa e as esposas dos seus três filhos.
Eles entraram com todo animal selvagem segundo a sua espécie, todo animal doméstico segundo a sua espécie, todo animal rasteiro da terra segundo a sua espécie e toda criatura voadora segundo a sua espécie, toda ave, toda criatura alada.
Eles continuaram a ir a Noé, dentro da arca, de dois em dois, todo tipo de animais em que havia o fôlego de vida.
Assim eles entraram, macho e fêmea de todo tipo de animais, como Deus havia ordenado a ele. Depois, Jeová fechou a porta.
O dilúvio continuou por 40 dias sobre a terra, e as águas continuaram a aumentar e começaram a carregar a arca, e ela flutuava nas águas acima da terra.
As águas prevaleceram e continuaram a aumentar muito sobre a terra, mas a arca flutuava na superfície das águas.
As águas inundaram a terra de tal modo que todas as montanhas altas debaixo de todo o céu foram cobertas.
As águas subiram até 15 côvados acima das montanhas.
Assim, morreram todas as criaturas viventes que se moviam na terra — as criaturas voadoras, os animais domésticos, os animais selvagens, as pequenas criaturas que fervilham na terra e toda a humanidade.
Morreu tudo que havia no solo seco e que tinha nas narinas o fôlego de vida.
Assim Ele exterminou da face da terra todos os seres vivos — os homens, os animais, os animais rasteiros e as criaturas voadoras dos céus. Foram todos eliminados da terra; somente Noé e os que estavam com ele na arca sobreviveram.
E as águas prevaleceram sobre a terra por 150 dias.