Gênesis 4

4 Adão teve então relações com Eva, sua esposa, e ela ficou grávida. Quando deu à luz Caim, ela disse: “Tive um menino com a ajuda de Jeová.”
Mais tarde ela novamente deu à luz e teve Abel, irmão de Caim. Abel tornou-se pastor de ovelhas, e Caim tornou-se agricultor.
Depois de algum tempo, Caim levou alguns produtos da terra como oferta para Jeová.
Mas Abel levou alguns primogênitos do seu rebanho, junto com a gordura deles. Ao passo que Jeová olhou com favor para Abel e para sua oferta,
não olhou com favor para Caim e para sua oferta. Então se acendeu a ira de Caim, e ele ficou abatido.
Com isso Jeová disse a Caim: “Por que você ficou tão irado e por que está abatido?
Se você passar a fazer o bem, não voltará a ter o meu favor? Mas, se não passar a fazer o bem, o pecado está à espreita na porta e tem desejo ardente de dominar você; será que você conseguirá vencê-lo?”
Depois, Caim disse a Abel, seu irmão: “Vamos ao campo.” Enquanto estavam no campo, Caim atacou Abel, seu irmão, e o matou.
Mais tarde, Jeová perguntou a Caim: “Onde está Abel, seu irmão?” E Caim respondeu: “Não sei. Será que eu sou guardião do meu irmão?”
Então Ele disse: “O que você fez? Escute! O sangue do seu irmão está clamando a mim desde o solo.
E agora você é maldito e será banido do solo que abriu a boca para receber da sua mão o sangue do seu irmão.
Quando você cultivar o solo, ele não lhe dará os seus produtos. Você se tornará errante e fugitivo na terra.”
Então Caim disse a Jeová: “A punição pelo meu erro é pesada demais para suportar.
Hoje me expulsas desta terra, e ficarei escondido da tua face; eu me tornarei errante e fugitivo na terra, e quem me encontrar certamente me matará.”
Então Jeová lhe disse: “Por essa razão, quem matar Caim sofrerá vingança sete vezes.” Assim Jeová estabeleceu um sinal para Caim, a fim de que ele não fosse morto por quem o encontrasse.
Com isso, Caim foi embora de diante de Jeová e passou a morar na terra do Exílio, ao leste do Éden.
Depois, Caim teve relações com a sua esposa, e ela ficou grávida e deu à luz Enoque. Então ele começou a construir uma cidade e deu à cidade o nome do seu filho Enoque.
Mais tarde, Enoque tornou-se pai de Irade. Irade tornou-se pai de Meujael, Meujael tornou-se pai de Metusael, e Metusael tornou-se pai de Lameque.
Lameque tomou para si duas esposas. O nome da primeira era Ada e o nome da segunda era Zilá.
Ada deu à luz Jabal. Ele foi o pai dos que moram em tendas e têm rebanhos.
O nome do seu irmão era Jubal. Ele foi o pai de todos os que tocam harpa e flauta.
Zilá também deu à luz e teve Tubalcaim, que forjava todo tipo de ferramenta de cobre e de ferro. E a irmã de Tubalcaim era Naamá.
Então, Lameque compôs estas palavras para as suas esposas Ada e Zilá: “Ouçam a minha voz, esposas de Lameque; Deem ouvidos à minha declaração: Matei um homem porque ele me feriu, Sim, um jovem, porque me golpeou.
Se Caim deve ser vingado sete vezes, Então Lameque setenta e sete vezes.”
Adão teve novamente relações com a sua esposa, e ela teve um filho. Ela lhe deu o nome de Sete porque, segundo disse: “Deus me designou outro descendente no lugar de Abel, visto que Caim o matou.”
Sete também se tornou pai de um filho, e lhe deu o nome de Enos. Naquele tempo as pessoas começaram a invocar o nome de Jeová.