Gênesis 49

149 E Jacó chamou os seus filhos e disse: “Reúnam-se, para que eu lhes diga o que acontecerá a vocês na parte final dos dias.
2Reúnam-se e escutem, filhos de Jacó, sim, escutem a Israel, seu pai.
3“Rubem, você é o meu primogênito, meu vigor e o primeiro fruto da minha faculdade reprodutiva, a excelência da dignidade e a excelência da força.
4Imprudente como águas turbulentas, você não sobressairá, pois subiu à cama de seu pai. Naquela ocasião você desonrou a minha cama. Ele realmente subiu nela!
5“Simeão e Levi são irmãos. Suas armas são instrumentos de violência.
6Não entre no grupo deles, ó minha alma. Não se junte à assembleia deles, ó minha honra; porque na sua ira mataram homens, e por diversão cortaram os tendões de touros.
7Maldita seja a sua ira, porque é cruel, e a sua fúria, porque é impiedosa. Eu os dispersarei pelo território de Jacó e os espalharei em Israel.
8“Quanto a você, Judá, seus irmãos o louvarão. Sua mão estará sobre o pescoço dos seus inimigos. Os filhos de seu pai se curvarão diante de você.
9Judá é um filhote de leão. Você subirá depois de comer a presa, meu filho. Ele se agacha e se estica como um leão e, como a um leão, quem se atreve a acordá-lo?
10O cetro não se afastará de Judá, nem o bastão de governante de entre os seus pés, até que venha Siló, e a ele pertencerá a obediência dos povos.
11Ele amarrará seu jumento a uma videira e seu jumentinho a uma videira seleta, ele lavará a sua vestimenta em vinho e a sua roupa no sangue das uvas.
12Seus olhos são vermelho-escuros por causa do vinho, e os seus dentes são brancos por causa do leite.
13“Zebulão residirá junto à costa marítima, junto à costa onde os navios ficam ancorados, e sua fronteira se estenderá na direção de Sídon.
14“Issacar é um jumento de ossos fortes, deitado debaixo das duas cargas.
15Ele verá que o lugar de descanso é bom e que a terra é agradável. Ele abaixará o ombro para levar o fardo e se sujeitará a trabalhos forçados.
16“Dã julgará seu povo como uma das tribos de Israel.
17Dã será uma serpente à beira da estrada, uma víbora-cornuda à margem do caminho, que pica o calcanhar do cavalo, de modo que o cavaleiro cai para trás.
18Eu esperarei a salvação que virá de ti, ó Jeová.
19“Quanto a Gade, um bando de saqueadores o atacará, mas ele atacará o calcanhar deles.
20“O pão de Aser será abundante, e ele fornecerá alimento próprio de reis.
21“Naftali é uma corça esguia. Ele fala palavras belas.
22“José é o ramo de uma árvore fértil, uma árvore fértil junto a uma nascente, cujos ramos se estendem por cima do muro.
23Mas os arqueiros o hostilizavam, atiravam contra ele e guardavam rancor dele.
24Contudo, seu arco permaneceu no lugar, e suas mãos continuaram fortes e ágeis. Isso veio das mãos do poderoso de Jacó, o pastor, a pedra de Israel.
25Ele provém do Deus de seu pai, e Deus o ajudará, e ele está com o Todo-Poderoso, e este o abençoará com as bênçãos dos céus acima, com as bênçãos das profundezas embaixo, com as bênçãos dos peitos e do ventre.
26As bênçãos de seu pai serão superiores às bênçãos das montanhas eternas, às coisas desejáveis dos montes duradouros. Elas continuarão sobre a cabeça de José, no alto da cabeça do escolhido dentre os seus irmãos.
27“Benjamim continuará a dilacerar como um lobo. De manhã comerá a presa e ao anoitecer repartirá o despojo.”
28Desses procedem as 12 tribos de Israel, e isso é o que o seu pai lhes disse ao abençoá-los. Ele deu a cada um deles uma bênção apropriada.
29Depois lhes deu estas ordens: “Estou sendo reunido ao meu povo. Enterrem-me junto aos meus pais na caverna que fica no campo de Efrom, o hitita,
30a caverna no campo de Macpela, em frente de Manre, na terra de Canaã, o campo que Abraão comprou de Efrom, o hitita, como propriedade para servir de sepultura.
31Ali enterraram Abraão e Sara, sua esposa. Ali enterraram Isaque e Rebeca, sua esposa, e ali eu enterrei Leia.
32O campo e a caverna que há nele foram comprados dos filhos de Hete.”
33Assim, Jacó terminou de dar as instruções aos seus filhos. Então ele recolheu os pés à cama e deu seu último suspiro, e foi reunido ao seu povo.