Gênesis 39

39 José foi levado para baixo, ao Egito, e um egípcio chamado Potifar, que era oficial da corte de Faraó e chefe da guarda, comprou-o dos ismaelitas que o haviam levado para lá.
Mas Jeová estava com José, de modo que ele se tornou um homem bem-sucedido e ficou responsável pela casa de seu senhor, o egípcio.
E seu senhor viu que Jeová estava com ele e que Jeová tornava bem-sucedido tudo o que ele fazia.
José achava favor aos seus olhos e se tornou seu servo particular. Assim, Potifar o encarregou da sua casa, e pôs sob a responsabilidade dele tudo o que era seu.
A partir do momento em que o egípcio o encarregou da sua casa e de tudo o que era seu, Jeová abençoou a casa do egípcio por causa de José, e a bênção de Jeová estava sobre tudo o que ele tinha na casa e no campo.
Por fim, Potifar deixou tudo o que era seu aos cuidados de José, e não se preocupava com coisa alguma, a não ser com o que comia. Além disso, José se tornou bonito e de belo porte.
Algum tempo depois, a esposa de seu senhor começou a reparar em José e a dizer: “Deite-se comigo.”
Mas ele se recusava e dizia à esposa de seu senhor: “Meu senhor não sabe nem o que comigo na casa, e tudo o que ele tem entregou aos meus cuidados.
Não ninguém maior do que eu nesta casa, e ele não me negou absolutamente nada, a não ser a senhora, porque é esposa dele. Portanto, como eu poderia cometer essa grande maldade e realmente pecar contra Deus?”
Assim, dia após dia ela falava com José, mas ele nunca concordou em se deitar com ela nem em estar com ela.
Mas, certo dia, quando ele entrou na casa para fazer o seu trabalho, nenhum dos servos da casa estava ali.
Então ela o agarrou pela roupa e disse: “Deite-se comigo!” Mas ele deixou a roupa nas mãos dela e fugiu para fora.
Quando ela viu que ele havia deixado a roupa nas mãos dela e fugido para fora,
começou a gritar, chamando os homens de sua casa. Dizia-lhes: “Vejam! Esse hebreu, que meu marido nos trouxe, quer fazer de nós objeto de riso. Ele veio me procurar para se deitar comigo, mas eu comecei a gritar ao máximo da minha voz.
E, assim que ele me ouviu gritar, deixou a sua roupa ao meu lado e fugiu para fora.”
Depois disso ela deixou a roupa dele ao seu lado até que o senhor dele chegou em casa.
Então ela lhe disse a mesma coisa: “O servo hebreu que você nos trouxe veio me procurar para fazer de mim objeto de riso.
Mas, assim que comecei a gritar, ele deixou a roupa ao meu lado e fugiu para fora.”
Quando o seu senhor ouviu as palavras de sua esposa: “Foi isso que o seu servo me fez”, acendeu-se a sua ira.
Então o senhor de José o pegou e entregou à prisão, o lugar onde ficavam detidos os prisioneiros do rei, e ele continuou ali na prisão.
Mas Jeová continuava com José e lhe demonstrava amor leal, e lhe concedia favor aos olhos do carcereiro-chefe.
Assim, o carcereiro-chefe encarregou José de todos os prisioneiros que havia na prisão, e era ele que administrava tudo que se fazia ali.
O carcereiro-chefe não se preocupava com absolutamente nada do que estava aos cuidados de José, pois Jeová estava com José, e Jeová tornava bem-sucedido tudo o que ele fazia.