Gênesis 23
23 Sara viveu 127 anos; esses foram os anos de vida de Sara.
Sara morreu em Quiriate-Arba, isto é, em Hebrom, na terra de Canaã, e Abraão começou a lamentar e chorar a perda de Sara.
Abraão saiu então de diante do corpo de sua esposa e disse aos filhos de Hete:
“Sou estrangeiro e colono entre vocês. Deem-me uma propriedade entre vocês para servir de sepultura, para que eu possa enterrar a minha esposa.”
Então, os filhos de Hete responderam a Abraão:
“Ouça-nos, meu senhor. O senhor é um maioral de Deus entre nós. Pode enterrar a sua esposa na melhor das nossas sepulturas. Nenhum de nós lhe negará uma sepultura, impedindo o senhor de enterrar a sua esposa.”
Então, Abraão se levantou e se curvou diante do povo daquela terra, os filhos de Hete,
e lhes disse: “Se vocês concordam que eu enterre a minha esposa, escutem-me: peçam a Efrom, filho de Zoar,
que me venda a caverna de Macpela, que pertence a ele; ela fica na divisa do seu campo. Que ele a venda a mim na presença de vocês, pela quantia de prata que vale, para que eu tenha uma propriedade que sirva de sepultura.”
Ora, Efrom estava sentado entre os filhos de Hete. Então Efrom, o hitita, respondeu a Abraão, na presença dos filhos de Hete e diante de todos os que entravam pelo portão da cidade:
“Não, meu senhor! Escute-me. Eu lhe dou tanto o campo como a caverna que fica nele. Eu o dou ao senhor na presença dos filhos do meu povo. Enterre a sua esposa.”
Abraão se curvou então diante das pessoas daquela terra
e disse a Efrom, na presença do povo: “Por favor, escute-me! Eu lhe darei pelo campo a quantia de prata que ele vale. Aceite-a de mim, para que eu enterre ali a minha esposa.”
Efrom respondeu então a Abraão:
“Meu senhor, escute-me. Esta terra vale 400 siclos de prata, mas o que é isso entre mim e o senhor? Portanto, enterre a sua esposa.”
Abraão escutou Efrom, e Abraão pesou para Efrom a quantia de prata que este havia mencionado na presença dos filhos de Hete, 400 siclos de prata, segundo o peso usado pelos mercadores.
Desse modo, o campo de Efrom em Macpela, que ficava em frente de Manre — o campo, a caverna que ficava nele e todas as árvores dentro dos limites do campo —, foram confirmados como
propriedade de Abraão, comprada na presença dos filhos de Hete, diante de todos os que entravam pelo portão da cidade.
Depois disso, Abraão enterrou Sara, sua esposa, na caverna do campo de Macpela, em frente de Manre, isto é, Hebrom, na terra de Canaã.
Assim, o campo e a caverna que ficava nele foram transferidos, pelos filhos de Hete, a Abraão como propriedade para servir de sepultura.