Gênesis 20
20 Abraão mudou então seu acampamento dali para a terra do Neguebe e passou a morar entre Cades e Sur. Enquanto estava morando em Gerar,
Abraão repetiu o seguinte com respeito a Sara, sua esposa: “Ela é minha irmã.” Então Abimeleque, rei de Gerar, mandou buscar Sara e a tomou para si.
Depois, Deus veio a Abimeleque num sonho, durante a noite, e lhe disse: “A bem dizer você já está morto por causa da mulher que tomou, visto que ela é casada, pertence a outro homem.”
No entanto, Abimeleque não havia se aproximado dela. Disse, portanto: “Jeová, matarás uma nação que na verdade é inocente?
Não me disse ele: ‘Ela é minha irmã’, e não me disse ela também: ‘Ele é meu irmão’? Fiz isso de coração honesto e com mãos inocentes.”
O verdadeiro Deus lhe disse então no sonho: “Eu sei que você fez isso de coração honesto; é por isso que eu o refreei de pecar contra mim e não lhe permiti tocar nela.
Agora, devolva ao homem a esposa dele, pois ele é profeta e fará súplicas por você, e você continuará vivo. Mas, se não a devolver, saiba que certamente morrerá, você e todos os que são seus.”
Abimeleque se levantou de manhã cedo, chamou todos os seus servos e lhes disse todas essas coisas. E eles ficaram com muito medo.
Depois Abimeleque chamou Abraão e lhe disse: “O que você nos fez? Que pecado cometi contra você, para você trazer uma culpa tão grande sobre mim e sobre o meu reino? O que você fez comigo não é correto.”
E Abimeleque perguntou a Abraão: “Qual era a sua intenção ao fazer isso?”
Abraão respondeu: “Foi porque eu disse a mim mesmo: ‘Certamente, não há temor de Deus neste lugar, e eles me matarão por causa da minha esposa.’
E, além disso, ela é realmente minha irmã, filha do meu pai, apenas não é filha da minha mãe; e ela se tornou minha esposa.
Então, quando Deus me fez sair da casa do meu pai para vaguear, eu disse a ela: ‘É desta maneira que você me mostrará amor leal: em todo lugar aonde formos, diga sobre mim: “Ele é meu irmão.”’”
A seguir, Abimeleque pegou ovelhas, bois, servos e servas, e os deu a Abraão, e lhe devolveu Sara, sua esposa.
Além disso, Abimeleque disse: “A minha terra está à sua disposição. More onde quiser.”
E a Sara ele disse: “Estou dando 1.000 peças de prata ao seu irmão. Isso é para mostrar que você é inocente, tanto aos que estão com você como a todos os outros, e você está livre de desonra.”
E Abraão começou a fazer súplicas ao verdadeiro Deus, e Deus curou Abimeleque, sua esposa e suas escravas, e elas começaram a ter filhos;
pois Jeová havia tornado estéreis todas as mulheres da casa de Abimeleque por causa de Sara, esposa de Abraão.