Gênesis 17
7 Quando Abrão tinha 99 anos, Jeová apareceu a Abrão e lhe disse: “Eu sou o Deus Todo-Poderoso. Ande diante de mim e mostre-se íntegro.
Estabelecerei o meu pacto com você e o multiplicarei muitíssimo.”
Em vista disso, Abrão prostrou-se com o rosto por terra, e Deus continuou:
“Veja, meu pacto é com você, e você certamente se tornará pai de muitas nações.
Seu nome não será mais Abrão; seu nome será Abraão, pois eu farei de você pai de muitas nações.
Farei com que seus filhos sejam muito numerosos e farei com que você se torne nações, e reis virão de você.
“Guardarei o pacto que fiz com você e com a sua descendência, por todas as suas gerações, como pacto eterno, a fim de ser Deus para você e para a sua descendência.
Darei a você e à sua descendência a terra em que você viveu como estrangeiro — toda a terra de Canaã — como propriedade permanente, e serei o Deus deles.”
Deus disse mais a Abraão: “Quanto a você, deve guardar o meu pacto, você e a sua descendência, por todas as suas gerações.
Este é o meu pacto, entre mim e vocês, pacto que vocês e a sua descendência guardarão: todos os do sexo masculino entre vocês devem ser circuncidados.
Circuncidem o prepúcio de vocês, e isso servirá de sinal do pacto entre mim e vocês.
Por todas as suas gerações, todo menino entre vocês deve ser circuncidado aos oito dias de idade, todo o nascido na casa e todo aquele que não for da sua descendência e for comprado de um estrangeiro.
Todo homem nascido na sua casa e todo homem comprado com seu dinheiro deve ser circuncidado; e o meu pacto, marcado na carne de vocês, será um pacto permanente.
Se algum homem incircunciso não circuncidar o seu prepúcio, ele deve ser eliminado do seu povo. Ele violou o meu pacto.”
Então Deus disse a Abraão: “Quanto a Sarai, sua esposa, não a chame de Sarai, porque seu nome será Sara.
Eu a abençoarei e também darei a você um filho por meio dela; eu a abençoarei, e ela se tornará nações; reis de povos virão dela.”
Em vista disso, Abraão prostrou-se com o rosto por terra, e começou a rir e a dizer no coração: “Será que um homem de 100 anos de idade se tornará pai de um filho, e Sara, uma mulher de 90 anos de idade, terá um filho?”
Então Abraão disse ao verdadeiro Deus: “Quem dera que Ismael tivesse o teu favor!”
Com isso, Deus disse: “Sara, sua esposa, certamente lhe dará um filho; dê-lhe o nome de Isaque. Estabelecerei com ele o meu pacto como pacto eterno para a descendência dele.
Mas, com respeito a Ismael, eu ouvi você. Veja, vou abençoar Ismael e dar-lhe filhos, e vou multiplicá-lo muitíssimo. Ele produzirá 12 maiorais, e eu vou fazer com que ele se torne uma grande nação.
No entanto, estabelecerei meu pacto com Isaque, o filho que Sara lhe dará nesta mesma época, no ano que vem.”
Quando Deus acabou de falar com ele, subiu de diante de Abraão.
Abraão tomou então Ismael, seu filho, todos os homens nascidos na sua casa e todos que ele havia comprado com dinheiro, todos os do sexo masculino da casa de Abraão, e circuncidou o prepúcio deles naquele mesmo dia, assim como Deus lhe havia falado.
Abraão tinha 99 anos de idade quando o seu prepúcio foi circuncidado.
E Ismael, seu filho, tinha 13 anos de idade quando o seu prepúcio foi circuncidado.
Naquele mesmo dia Abraão foi circuncidado, e também Ismael, seu filho.
Todos os homens da sua casa — todos os nascidos na casa e todos os comprados de um estrangeiro — foram circuncidados com ele.