Ezequiel 8

18 No sexto ano, no sexto mês, no dia cinco do mês, quando eu estava sentado na minha casa e os anciãos de Judá estavam sentados na minha frente, a mão do Soberano Senhor Jeová veio ali sobre mim.
2Enquanto eu observava, vi uma figura que parecia ter o aspecto de fogo; do que parecia ser sua cintura para baixo havia fogo, e da cintura para cima sua aparência era resplandecente, como a de um metal brilhante.
3Então ele estendeu o que parecia ser uma mão e me pegou pelo cabelo, e um espírito me carregou entre a terra e os céus e me levou a Jerusalém, por meio das visões da parte de Deus, à entrada do portão interno que dá para o norte, onde se encontrava o símbolo idólatra do ciúme, que provoca ao ciúme.
4E eu vi ali a glória do Deus de Israel, semelhante à que eu tinha visto no vale.
5Então ele me disse: “Filho do homem, por favor, levante os olhos para o norte.” De modo que levantei os olhos para o norte, e ali, ao norte do portão do altar, na entrada, estava aquele símbolo do ciúme.
6E ele me disse: “Filho do homem, está vendo as coisas terríveis e detestáveis que a casa de Israel está fazendo aqui, coisas que fazem com que eu me afaste do meu santuário? Mas você verá coisas detestáveis ainda mais terríveis.”
7Então ele me levou à entrada do pátio. Quando eu olhei, vi um buraco na parede.
8Ele me disse: “Filho do homem, por favor, aumente esse buraco na parede.” Eu aumentei o buraco e vi uma entrada.
9Ele me disse: “Entre e veja as coisas más e detestáveis que estão fazendo ali.”
10De modo que entrei e olhei, e vi ali todo tipo de imagens de animais rasteiros e de animais repugnantes e todos os ídolos repugnantes da casa de Israel; eles estavam esculpidos na parede, em toda a volta.
11Diante deles estavam 70 dos anciãos da casa de Israel, entre os quais estava Jaazanias, filho de Safã. Cada um tinha o seu incensário na mão, e subia a nuvem perfumada do incenso.
12Ele me disse: “Filho do homem, você vê o que os anciãos da casa de Israel estão fazendo na escuridão, cada um nos aposentos internos onde estão expostos seus ídolos? Pois eles estão dizendo: ‘Jeová não nos vê. Jeová abandonou o país.’”
13E ele acrescentou: “Você verá coisas detestáveis ainda mais terríveis que eles estão fazendo.”
14Então ele me levou à entrada do portão norte da casa de Jeová, e eu vi ali mulheres sentadas, chorando pelo deus Tamuz.
15Ele me disse também: “Está vendo isso, filho do homem? Você verá coisas detestáveis ainda mais terríveis do que essas.”
16Então ele me levou ao pátio interno da casa de Jeová. Ali na entrada do templo de Jeová, entre o pórtico e o altar, havia cerca de 25 homens de costas para o templo de Jeová e com o rosto voltado para o leste; eles estavam se curvando para o sol, no leste.
17Ele me disse: “Está vendo isso, filho do homem? Será que não basta a casa de Judá fazer essas coisas detestáveis, encher o país de violência e continuar a me ofender? Veja! Eles estão estendendo o ramo ao meu nariz.
18Portanto, agirei com furor. Meu olho não terá dó, nem terei compaixão. Mesmo que clamem bem alto aos meus ouvidos, não os ouvirei.”