Ezequiel 38
“Filho do homem, volte seu rosto contra Gogue da terra de Magogue, maioral-chefe de Meseque e Tubal, e profetize contra ele.
Diga: ‘Assim diz o Soberano Senhor Jeová: “Eu estou contra você, ó Gogue, maioral-chefe de Meseque e Tubal.
Farei você dar meia-volta, porei ganchos nas suas mandíbulas e o farei sair com toda a sua força militar, cavalos e cavaleiros, todos eles vestidos com esplendor, um exército numeroso com escudos grandes e pequenos, todos eles armados com espadas.
Pérsia, Etiópia e Pute estão com eles, todos com escudos e capacetes;
também Gômer e todas as suas tropas, a casa de Togarma, das partes mais distantes do norte, junto com todas as suas tropas — sim, muitos povos estão com você.
“‘“Aprontem-se, estejam preparados, você e todos os exércitos que se juntaram a você, e você será o comandante deles.
“‘“Você receberá atenção depois de muitos dias. No fim dos anos, você invadirá a terra cujo povo foi restabelecido da devastação da espada, que foi reunido dentre muitos povos e trazido aos montes de Israel, os quais por muito tempo tinham ficado devastados. Os habitantes dessa terra foram trazidos de volta dentre as nações e todos eles moram em segurança.
Você virá contra eles como uma tempestade e cobrirá a terra como nuvens, você, todas as suas tropas e os muitos povos que o acompanham.”’
“Assim diz o Soberano Senhor Jeová: ‘Naquele dia surgirão ideias no seu coração e você planejará uma trama perversa.
Você dirá: “Invadirei a terra de povoados desprotegidos. Irei contra os que vivem em segurança, sem perturbação; todos eles moram em povoados sem muralhas, trancas ou portões.”
Seu objetivo será tomar muito despojo e espólio, será atacar os lugares devastados agora repovoados e um povo que foi reunido dentre as nações e está acumulando riquezas e bens, morando no meio da terra.
“‘Sabá e Dedã, os mercadores de Társis e todos os seus guerreiros lhe dirão: “Por acaso você fará essa invasão para tomar muito despojo e espólio? Você reuniu os seus exércitos para levar embora prata e ouro, para saquear riquezas e bens, para tomar um enorme despojo?”’
“Portanto, filho do homem, profetize o seguinte a Gogue: ‘Assim diz o Soberano Senhor Jeová: “Naquele dia, quando o meu povo Israel estiver morando em segurança, será que você não ficará sabendo disso?
Você virá do seu lugar, das partes mais distantes do norte, acompanhado de muitos povos, todos eles montados em cavalos, um grande exército, uma numerosa força militar.
Você virá contra o meu povo Israel como nuvens cobrindo a terra. Na parte final dos dias vou trazê-lo contra a minha terra, para que as nações me conheçam quando eu me santificar diante dos olhos delas por meio de você, ó Gogue.”’
“Assim diz o Soberano Senhor Jeová: ‘Não é você aquele de quem falei no passado por meio dos meus servos, os profetas de Israel, que durante muitos anos profetizaram que você seria trazido contra eles?’
“‘Naquele dia, o dia em que Gogue invadir a terra de Israel’, diz o Soberano Senhor Jeová, ‘o meu grande furor se acenderá.
No meu zelo, no fogo da minha fúria, eu falarei; e naquele dia ocorrerá um grande terremoto na terra de Israel.
Por minha causa tremerão os peixes do mar, as aves do céu, os animais selvagens, todos os répteis que rastejam sobre o solo e todos os homens na face da terra. Os montes serão derrubados, os penhascos desmoronarão, e todas as muralhas cairão por terra.’
“‘Vou convocar contra Gogue uma espada em todas as minhas montanhas’, diz o Soberano Senhor Jeová. ‘A espada de cada um será contra o seu próprio irmão.
Vou trazer o meu julgamento contra ele com peste e derramamento de sangue. Farei cair uma chuva torrencial, pedras de granizo, fogo e enxofre sobre ele, sobre suas tropas e sobre os muitos povos que o acompanham.
Eu certamente me magnificarei, me santificarei e me darei a conhecer diante dos olhos de muitas nações; e terão de saber que eu sou Jeová.’