Ezequiel 29
2“Filho do homem, vire-se na direção de Faraó, rei do Egito, e profetize contra ele e contra todo o Egito.
3Diga estas palavras: ‘Assim diz o Soberano Senhor Jeová: “Eu estou contra você, Faraó, rei do Egito, O grande monstro marinho que está deitado entre os canais do seu Nilo, Aquele que disse: ‘O rio Nilo é meu; Eu o fiz para mim.’
4Mas eu porei ganchos nas suas mandíbulas e farei com que os peixes do seu Nilo fiquem grudados nas suas escamas. Vou tirá-lo do seu Nilo, junto com todos os peixes do Nilo que grudarem nas suas escamas.
5Vou abandonar você no deserto, junto com todos os peixes do seu Nilo. Você cairá no campo aberto e ficará largado no chão; não será recolhido. Vou dá-lo como alimento aos animais selvagens da terra e às aves do céu.
6Então todos os habitantes do Egito terão de saber que eu sou Jeová, Pois eles, como apoio, não passaram de uma haste seca para a casa de Israel.
7Quando eles agarraram a sua mão, você se partiu, Rasgando o ombro deles. Quando eles se apoiaram em você, você quebrou E fez as pernas deles vacilar.”
8“‘Portanto, assim diz o Soberano Senhor Jeová: “Estou trazendo sobre você uma espada, e eliminarei de você tanto homens como animais.
9A terra do Egito se tornará um lugar desolado e devastado, e eles terão de saber que eu sou Jeová, pois você disse: ‘O rio Nilo é meu; fui eu que o fiz.’
10Portanto, eu estou contra você e contra o seu Nilo, e farei com que a terra do Egito fique devastada e seca, um deserto desolado, desde Migdol até Siene, até a fronteira com a Etiópia.
11Nem homem nem animal passarão por ela a pé, e ela não será habitada por 40 anos.
12Farei da terra do Egito a mais desolada das terras, e suas cidades serão as mais desoladas das cidades por 40 anos; e vou espalhar os egípcios pelas nações e dispersá-los pelas terras.”
13“‘Pois assim diz o Soberano Senhor Jeová: “Depois de 40 anos, reunirei os egípcios dentre os povos pelos quais terão sido espalhados;
14trarei de volta os cativos egípcios à terra de Patros, sua terra de origem, e ali eles se tornarão um reino insignificante.
15O Egito se tornará inferior aos outros reinos e não dominará mais as outras nações. Eu os diminuirei tanto que eles não conseguirão mais conquistar outras nações.
16O Egito nunca mais será um motivo de confiança para a casa de Israel; servirá apenas como lembrete do erro dela de ter recorrido à ajuda deles. E terão de saber que eu sou o Soberano Senhor Jeová.”’”
17No vigésimo sétimo ano, no primeiro mês, no primeiro dia do mês, recebi a seguinte palavra de Jeová:
18“Filho do homem, Nabucodonosor, rei de Babilônia, impôs ao seu exército uma dura campanha contra Tiro. Todas as cabeças ficaram calvas e todos os ombros foram esfolados. Mas ele e seu exército não receberam nenhum salário pela campanha que ele realizou em Tiro.
19“Portanto, assim diz o Soberano Senhor Jeová: ‘Estou dando a terra do Egito a Nabucodonosor, rei de Babilônia, e ele levará embora a sua riqueza e tomará dela muito despojo e espólio; e isso servirá como salário para o seu exército.’
20“‘Darei a ele a terra do Egito como pagamento pela sua campanha contra ela, visto que eles trabalharam para mim’, diz o Soberano Senhor Jeová.
21“Naquele dia farei surgir um poderoso para a casa de Israel, e darei a você uma oportunidade de falar no meio deles; e eles terão de saber que eu sou Jeová.”