Ezequiel 22
“Filho do homem, está pronto para proferir a sentença da cidade culpada de sangue e expor-lhe todas as coisas detestáveis dela?
Você deve dizer: ‘Assim diz o Soberano Senhor Jeová: “Ó cidade que derrama sangue dentro de si mesma, cujo tempo está chegando, que faz ídolos repugnantes para se contaminar;
o sangue que você derramou a tornou culpada, e os seus ídolos repugnantes a tornaram impura. Você apressou o fim dos seus dias, e o fim dos seus anos chegou. É por isso que farei de você alvo de insultos para as nações e motivo de zombaria para todas as terras.
Tanto as terras próximas como as distantes zombarão de você, que está com o nome manchado e que está cheia de confusão.
Veja! Todos os maiorais de Israel no seu meio usam sua autoridade para derramar sangue.
Em seu meio pai e mãe são desprezados, o residente estrangeiro é defraudado, o órfão e a viúva são maltratados.”’”
“‘Você despreza os meus lugares santos e profana os meus sábados.
Em seu meio há caluniadores decididos a derramar sangue. Em seu meio as pessoas comem sacrifícios sobre os montes e em seu meio agem de forma obscena.
Em seu meio as pessoas desonram a cama do pai e têm relações sexuais com mulheres durante sua impureza menstrual.
Em seu meio um homem age de modo detestável com a esposa do próximo, outro desonra a própria nora agindo de modo obsceno, e ainda outro viola a irmã, a filha do seu próprio pai.
Em seu meio aceitam suborno para derramar sangue. Você empresta cobrando juros e visando lucro, e extorque dinheiro do seu próximo. Sim, você se esqueceu totalmente de mim’, diz o Soberano Senhor Jeová.
“‘Pois bem, eu bato as mãos em sinal de repulsa pelo seu lucro desonesto e pelo derramamento de sangue no seu meio.
Será que você ainda terá coragem e suas mãos continuarão fortes nos dias em que eu agir contra você? Eu mesmo, Jeová, falei e vou agir.
Eu vou espalhá-la pelas nações e dispersá-la pelas terras, e porei fim à sua impureza.
Você será desonrada diante das nações, e terá de saber que eu sou Jeová.’”
Então recebi novamente a palavra de Jeová:
“Filho do homem, a casa de Israel tornou-se para mim inútil como a escória. Todos eles são cobre, estanho, ferro e chumbo dentro de um forno de fundição. Eles se tornaram a escória da prata.
“Portanto, assim diz o Soberano Senhor Jeová: ‘Visto que todos vocês se tornaram inúteis como a escória, vou ajuntá-los dentro de Jerusalém.
Assim como se ajunta prata, cobre, ferro, chumbo e estanho dentro do forno de fundição a fim de se soprar o fogo sobre eles para derretê-los, assim ajuntarei vocês com ira e furor, e soprarei sobre vocês para fazê-los derreter.
Vou ajuntá-los e soprar sobre vocês o fogo da minha fúria, e vocês derreterão dentro dela.
Assim como a prata derrete dentro de um forno de fundição, assim vocês derreterão dentro dela; e vocês terão de saber que eu mesmo, Jeová, derramei sobre vocês o meu furor.’”
Então recebi novamente a palavra de Jeová:
“Filho do homem, diga a ela: ‘Você é uma terra que não será purificada nem receberá chuva no dia da indignação.
Seus profetas fazem uma conspiração dentro dela, como leões rugindo e dilacerando a presa. Eles devoram pessoas. Apoderam-se de tesouros e de coisas preciosas. Fazem muitas viúvas dentro dela.
Seus sacerdotes violam a minha lei e profanam os meus lugares santos. Não fazem nenhuma distinção entre o que é santo e o que é comum, nem ensinam a diferença entre o que é impuro e o que é puro. Eles se recusam a guardar os meus sábados, e eu sou profanado entre eles.
Seus príncipes no seu meio são como lobos dilacerando a presa; eles derramam sangue e matam pessoas para obter lucro desonesto.
Mas seus profetas encobrem tudo isso com cal. Eles têm visões falsas, fazem adivinhações mentirosas e dizem: “Assim diz o Soberano Senhor Jeová”, apesar de o próprio Jeová não ter dito nada.
O povo da terra defrauda e rouba, maltrata o necessitado e o pobre, defrauda o residente estrangeiro e lhe nega a justiça.’
“‘Eu procurei entre eles um homem que pudesse consertar a muralha de pedras ou colocar-se diante de mim na brecha da muralha a favor desta terra, para que ela não fosse destruída, mas não achei nenhum.
Por isso derramarei sobre eles a minha indignação e os exterminarei com o fogo da minha fúria. Vou fazer as consequências do seu caminho recair sobre a sua própria cabeça’, diz o Soberano Senhor Jeová.”