Ezequiel 20

120 No sétimo ano, no quinto mês, no dia dez do mês, alguns anciãos de Israel vieram e se sentaram diante de mim para consultar a Jeová.
2Então recebi a seguinte palavra de Jeová:
3“Filho do homem, diga aos anciãos de Israel: ‘Assim diz o Soberano Senhor Jeová: “Vocês vieram me consultar? ‘Tão certo como eu vivo, não lhes darei nenhuma resposta’, diz o Soberano Senhor Jeová.”’
4“Você está pronto para julgá-los? Você está pronto para julgá-los, filho do homem? Exponha-lhes as coisas detestáveis que os antepassados deles fizeram.
5Diga-lhes: ‘Assim diz o Soberano Senhor Jeová: “No dia em que escolhi Israel, fiz um juramento aos descendentes da casa de Jacó e me dei a conhecer a eles na terra do Egito. Sim, jurei a eles e disse: ‘Eu sou Jeová, seu Deus.’
6Naquele dia eu jurei que os tiraria da terra do Egito e os levaria para uma terra que havia procurado para eles, uma terra que mana leite e mel. Era a mais bela de todas as terras.
7Então eu lhes disse: ‘Cada um de vocês deve jogar fora as coisas detestáveis que estão diante dos seus olhos; não se contaminem com os ídolos repugnantes do Egito. Eu sou Jeová, seu Deus.’
8“‘“No entanto, eles se rebelaram contra mim e não quiseram me escutar. Eles não jogaram fora as coisas detestáveis que estavam diante deles nem abandonaram os ídolos repugnantes do Egito. Por isso prometi derramar sobre eles o meu furor e dar vazão a toda a minha ira contra eles na terra do Egito.
9Mas agi por causa do meu próprio nome, para que ele não fosse profanado diante das nações entre as quais eles moravam. Pois eu me dei a conhecer a eles diante daquelas nações quando os tirei da terra do Egito.
10Assim, eu os tirei da terra do Egito e os conduzi para o deserto.
11“‘“Então lhes dei os meus decretos e lhes tornei conhecidas as minhas decisões judiciais, para que o homem que as cumprisse tivesse vida por meio delas.
12Também lhes dei os meus sábados como sinal entre mim e eles, para que soubessem que eu, Jeová, sou aquele que os santifica.
13“‘“Mas a casa de Israel se rebelou contra mim no deserto. Eles não andaram nos meus decretos e rejeitaram as minhas decisões judiciais, as quais, se o homem cumprir, terá vida por meio delas. Profanaram completamente os meus sábados. De modo que prometi derramar sobre eles o meu furor no deserto para exterminá-los.
14Agi por causa do meu próprio nome, para que ele não fosse profanado perante as nações diante das quais eu os havia libertado.
15Eu também lhes jurei no deserto que não os levaria à terra que tinha lhes dado (uma terra que mana leite e mel, a mais bela de todas as terras),
16porque eles rejeitaram as minhas decisões judiciais, não andaram nos meus decretos e profanaram os meus sábados, pois seu coração seguia os seus ídolos repugnantes.
17“‘“Mas eu tive dó deles e não os destruí; não os exterminei no deserto.
18Eu disse aos filhos deles no deserto: ‘Não andem nos decretos dos seus antepassados, nem guardem suas decisões judiciais, nem se contaminem com os ídolos repugnantes deles.
19Eu sou Jeová, seu Deus. Andem nos meus decretos, guardem as minhas decisões judiciais e cumpram-nas.
20Santifiquem os meus sábados, e eles servirão de sinal entre mim e vocês, para que vocês saibam que eu sou Jeová, seu Deus.’
21“‘“No entanto, os filhos deles se rebelaram contra mim. Não andaram nos meus decretos, não obedeceram nem cumpriram as minhas decisões judiciais, as quais, se o homem cumprir, terá vida por meio delas. Eles profanaram os meus sábados. De modo que prometi derramar sobre eles o meu furor e dar vazão a toda a minha ira contra eles no deserto.
22Mas eu me contive e agi por causa do meu próprio nome, para que ele não fosse profanado perante as nações diante das quais eu os havia libertado.
23Também, eu lhes jurei no deserto que os espalharia pelas nações e os dispersaria pelas terras,
24porque eles não cumpriram as minhas decisões judiciais, rejeitaram os meus decretos, profanaram os meus sábados e seguiram os ídolos repugnantes dos seus antepassados.
25Eu os deixei seguir decretos que não eram bons e decisões judiciais por meio das quais eles não poderiam ter vida.
26Deixei-os contaminar-se com os seus próprios sacrifícios — quando queimavam no fogo todos os primogênitos — a fim de deixá-los desolados, para que soubessem que eu sou Jeová.”’
27“Portanto, filho do homem, diga o seguinte à casa de Israel: ‘Assim diz o Soberano Senhor Jeová: “Também desta forma os seus antepassados blasfemaram contra mim, agindo de modo infiel para comigo.
28Eu os levei à terra que havia jurado dar a eles. Quando eles viram todas as colinas elevadas e árvores frondosas, começaram a oferecer seus sacrifícios e suas ofertas ofensivas. Ali eles ofereciam o aroma agradável dos seus sacrifícios e derramavam suas ofertas de bebida.
29Por isso eu lhes perguntei: ‘O que significa esse alto sagrado aonde vocês vão? (Ele é chamado de Alto Sagrado até hoje.)’”’
30“Agora, diga à casa de Israel: ‘Assim diz o Soberano Senhor Jeová: “Por acaso vocês estão contaminando a si mesmos do mesmo modo que os seus antepassados fizeram, seguindo seus ídolos repugnantes para cometer prostituição espiritual com eles?
31Estão até hoje contaminando a si mesmos oferecendo sacrifícios a todos os seus ídolos repugnantes, queimando os seus filhos no fogo? E agora deveria eu permitir que vocês me consultassem, ó casa de Israel?”’ “‘Tão certo como eu vivo’, diz o Soberano Senhor Jeová, ‘não lhes darei nenhuma resposta.
32Nunca acontecerá o que vocês têm em mente quando dizem: “Sejamos como as nações, como os povos das outras terras, que adoram madeira e pedra.”’”
33“‘Tão certo como eu vivo’, diz o Soberano Senhor Jeová, ‘eu reinarei sobre vocês com mão poderosa e braço estendido, derramando o meu furor.
34Vou tirar vocês dentre os povos e reuni-los dentre as terras pelas quais foram espalhados, com mão poderosa e braço estendido, derramando o meu furor.
35Vou levá-los ao deserto dos povos e entrarei ali em juízo contra vocês, face a face.
36“‘Assim como entrei em juízo contra os seus antepassados no deserto da terra do Egito, assim entrarei em juízo contra vocês’, diz o Soberano Senhor Jeová.
37‘Vou fazê-los passar debaixo do cajado e vou fazer com que sejam obrigados a cumprir o pacto.
38Mas removerei do seu meio os rebeldes e os que transgridem contra mim. Pois eu os tirarei da terra em que moram como estrangeiros, mas eles não entrarão na terra de Israel; e vocês terão de saber que eu sou Jeová.’
39“Quanto a vocês, ó casa de Israel, assim diz o Soberano Senhor Jeová: ‘Vão, cada um de vocês, sirvam aos seus ídolos repugnantes. Mas depois, se vocês não me escutarem, não poderão mais profanar o meu santo nome com os seus sacrifícios e com os seus ídolos repugnantes.’
40“‘Pois no meu santo monte, num alto monte de Israel’, diz o Soberano Senhor Jeová, ‘é onde toda a casa de Israel, toda ela, me servirá naquela terra. Lá eu me agradarei deles e pedirei as suas contribuições e as suas melhores ofertas, todas as suas coisas sagradas.
41Por causa do aroma agradável, eu me agradarei de vocês quando eu os tirar dentre os povos e os reunir dentre as terras pelas quais vocês foram espalhados; e eu serei santificado entre vocês diante dos olhos das nações’.
42“‘E vocês terão de saber que eu sou Jeová quando eu os levar à terra de Israel, a terra que jurei dar aos seus antepassados.
43E lá vocês se lembrarão da sua conduta e de todas as suas ações com as quais se tornaram impuros, e sentirão nojo de si mesmos por causa de todas as coisas más que fizeram.
44Então vocês terão de saber que eu sou Jeová quando eu tiver tratos com vocês por causa do meu nome, não conforme a sua conduta má ou as suas ações corruptas, ó casa de Israel’, diz o Soberano Senhor Jeová.”
45Então recebi novamente a palavra de Jeová:
46“Filho do homem, vire-se para a região do sul e faça uma proclamação para o sul; profetize para a floresta da terra do sul.
47Diga à floresta do sul: ‘Ouça a palavra de Jeová. Assim diz o Soberano Senhor Jeová: “Estou acendendo contra você um fogo, e ele consumirá todas as suas árvores, tanto as viçosas como as secas. A chama ardente não será apagada, e ela chamuscará todas as faces, de sul a norte.
48E todas as pessoas verão que fui eu, Jeová, que acendi esse fogo, de modo que ele não será apagado.”’”
49Então eu disse: “Ai, Soberano Senhor Jeová! Estão dizendo a meu respeito: ‘Ele não está apenas proferindo enigmas?’”