Ezequiel 16

16 Recebi novamente a palavra de Jeová:
2“Filho do homem, exponha a Jerusalém suas práticas detestáveis.
3Diga: ‘Assim diz o Soberano Senhor Jeová a Jerusalém: “Sua origem e seu nascimento foram na terra dos cananeus. Seu pai era amorreu, e sua mãe era hitita.
4Quanto ao seu nascimento, no dia em que você nasceu, não cortaram o seu cordão umbilical, nem a lavaram com água para deixá-la limpa, nem a esfregaram com sal, nem a enrolaram com panos.
5Ninguém teve dó de você a ponto de fazer-lhe alguma dessas coisas. Ninguém teve compaixão de você. Pelo contrário, você foi jogada no campo aberto, pois você foi odiada no dia em que nasceu.
6“‘“Quando passei por ali, vi você esperneando no seu próprio sangue e, enquanto você estava deitada ali no seu sangue, eu disse: ‘Continue vivendo!’ Sim, eu lhe disse enquanto você estava deitada ali no seu sangue: ‘Continue vivendo!’
7Fiz de você uma multidão muito grande, como as plantas que brotam no campo. Você cresceu, desenvolveu-se e passou a usar os enfeites mais belos. Seus seios ficaram firmes e os seus cabelos cresceram, mas você ainda estava nua e exposta.”’
8“‘Quando eu passei e a vi, notei que você já tinha idade para expressões de amor. De modo que estendi minha roupa sobre você e cobri a sua nudez, fiz um juramento e entrei num pacto com você’, diz o Soberano Senhor Jeová, ‘e você se tornou minha.
9Além disso, eu a lavei com água, limpei o seu sangue e passei óleo na sua pele.
10Então a vesti com uma roupa bordada e dei-lhe sandálias de couro da melhor qualidade. Eu a envolvi com linho fino e a vesti com roupas caras.
11Eu a enfeitei com adornos, coloquei pulseiras nos seus braços e um colar no seu pescoço.
12Coloquei também uma argola no seu nariz, brincos nas suas orelhas e uma bela coroa na sua cabeça.
13Você se enfeitava com ouro e prata, e se vestia com linho fino, tecidos caros e uma roupa bordada. Sua comida era farinha fina, mel e azeite. Você se tornou extremamente bela, e estava pronta para tornar-se rainha.’”
14“‘Sua fama começou a se espalhar pelas nações por causa da sua beleza, pois era perfeita devido ao meu esplendor, que eu tinha posto sobre você’, diz o Soberano Senhor Jeová.”
15“‘Mas você começou a confiar na sua beleza, e se tornou prostituta devido à sua fama. Você se prostituiu fartamente com todos os que passavam, e a sua beleza se tornou deles.
16Você pegou algumas das suas roupas e fez com elas altos sagrados coloridos, onde se prostituía. Essas coisas não deveriam ocorrer; jamais deveriam acontecer.
17Além disso, você pegou as belas joias de ouro e de prata que eu tinha lhe dado, fez com elas imagens de homens e se prostituiu com elas.
18Você pegou as suas roupas bordadas e as cobriu com elas, e ofereceu-lhes o meu óleo e o meu incenso.
19E o pão que eu tinha lhe dado — feito de farinha fina, azeite e mel, que eu tinha lhe dado para comer — você também ofereceu a elas como aroma agradável. Foi exatamente isso o que aconteceu’, diz o Soberano Senhor Jeová.”
20“‘Você pegou os filhos e as filhas que havia gerado para mim e os sacrificou a imagens para que fossem consumidos — não bastavam os seus atos de prostituição?
21Você matou os meus filhos e os ofereceu como sacrifício, queimando-os no fogo.
22Enquanto fazia todas essas coisas detestáveis e se prostituía, você não se lembrava dos dias da sua juventude, quando estava nua e exposta, e esperneava no seu próprio sangue.
23Depois de cometer toda essa maldade, ai! ai de você!’ diz o Soberano Senhor Jeová.
24‘Você construiu uma elevação e fez um alto sagrado em cada praça.
25Você construiu seus altos sagrados no lugar mais destacado de cada rua e fez da sua beleza algo detestável, oferecendo-se a todos os que passavam, multiplicando os seus atos de prostituição.
26Você se prostituiu com os filhos do Egito, seus vizinhos devassos, e me ofendeu com os seus incontáveis atos de prostituição.
27Por isso estenderei a mão contra você e reduzirei a sua porção de alimento. Vou entregá-la à mercê daquelas que a odeiam, as filhas dos filisteus, que ficaram chocadas com a sua conduta obscena.
28“‘Visto que você não conseguia se satisfazer, você se prostituiu então com os filhos da Assíria. Mas, mesmo depois de se prostituir com eles, você ainda não ficou satisfeita.
29Então você aumentou a sua prostituição, estendendo-a à terra dos comerciantes e aos caldeus, mas nem assim ficou satisfeita.
30Como estava doente o seu coração’, diz o Soberano Senhor Jeová, ‘quando você fez todas essas coisas, agindo como uma prostituta descarada!
31Mas, quando você construiu sua elevação no lugar mais destacado de cada rua e fez seu alto sagrado em cada praça, não agia como uma prostituta, pois não queria receber pagamento.
32Você é uma esposa adúltera, que recebe estranhos em vez do seu marido!
33Todas as prostitutas recebem presentes, mas, no seu caso, você é quem dá presentes a todos os que a desejam ardentemente. Você os suborna para que venham de todas as partes até você, para que você se prostitua com eles.
34Você é o oposto das outras mulheres que se prostituem. Ninguém se prostitui do jeito como você faz! Você paga aos outros, em vez de eles lhe pagarem. Você faz justamente o contrário.’
35“Portanto, ó prostituta, ouça a palavra de Jeová.
36Assim diz o Soberano Senhor Jeová: ‘Você se excedeu na sua paixão ardente e expôs a sua nudez na sua prostituição com os seus amantes e com todos os seus ídolos detestáveis e repugnantes, aos quais você até mesmo sacrificou o sangue dos seus filhos.
37Portanto, vou reunir todos os seus amantes, aos quais você dava prazer, todos os que você amou e todos os que você odiou. Vou reuni-los contra você de todas as partes, vou expor-lhes a sua nudez e eles a verão completamente nua.
38“‘E vou aplicar a você a punição que cabe às mulheres adúlteras e às que derramam sangue, e o seu sangue será derramado com furor e ciúme.
39Vou entregá-la nas mãos deles, e eles derrubarão as suas elevações e demolirão os seus altos sagrados. Arrancarão as suas roupas, pegarão as suas belas joias e a deixarão nua e exposta.
40Eles trarão contra você uma multidão, eles a apedrejarão e a matarão com suas espadas.
41Queimarão as suas casas com fogo e executarão em você o julgamento diante dos olhos de muitas mulheres. Porei fim à sua prostituição, e você vai parar de pagar a eles.
42Saciarei meu furor contra você, e minha indignação se desviará de você; vou me acalmar e não me sentirei mais ofendido.’
43“‘Visto que você não se lembrou dos dias da sua juventude e me deixou irado com tudo o que fez, eu farei as consequências do seu proceder recair sobre a sua própria cabeça’, diz o Soberano Senhor Jeová, ‘e você não continuará mais na sua conduta obscena e nas suas práticas detestáveis.
44“‘Todos os que citam provérbios aplicarão este provérbio a você: “Tal mãe, tal filha!”
45Você é mesmo filha de sua mãe, que desprezava o marido e os filhos. E é mesmo irmã de suas irmãs, que desprezavam o marido e os filhos. A mãe de vocês era hitita, e seu pai era amorreu.’”
46“‘Sua irmã mais velha é Samaria, que mora ao norte de você com as filhas dela, e sua irmã mais nova é Sodoma, que mora ao sul de você com as filhas dela.
47Você não só andou nos caminhos delas e imitou as práticas detestáveis delas, mas em pouco tempo se corrompeu ainda mais do que elas em toda a sua conduta.
48Tão certo como eu vivo’, diz o Soberano Senhor Jeová, ‘sua irmã Sodoma e as filhas dela nunca fizeram o que você e suas filhas fizeram.
49Este foi o erro de Sodoma, sua irmã: ela e as filhas dela eram orgulhosas, tinham fartura de alimento e viviam despreocupadas, mas não ajudaram os oprimidos e os pobres.
50Elas continuaram arrogantes e praticaram coisas detestáveis diante de mim, de modo que achei necessário eliminá-las.
51“‘Samaria também não cometeu nem a metade dos seus pecados. Você fez muito mais coisas detestáveis do que as suas irmãs, a ponto de fazê-las parecer justas por causa de todas as suas práticas detestáveis.
52Agora, suporte a sua humilhação, pois você justificou a conduta das suas irmãs. Em vista do seu pecado, ao agir de modo mais detestável do que elas, elas são mais justas do que você. Então agora envergonhe-se e suporte a humilhação de fazer as suas irmãs parecer justas.’
53“‘E vou reunir os cativos delas: os cativos de Sodoma e das filhas dela e os cativos de Samaria e das filhas dela; vou reunir também os seus cativos junto com eles,
54para que você suporte a sua humilhação; você se sentirá humilhada por causa do que fez, que serviu de consolo para elas.
55Quanto às suas próprias irmãs, Sodoma e suas filhas voltarão a ser como antes, e Samaria e suas filhas voltarão a ser como antes. Você e suas filhas também voltarão a ser como antes.
56Sodoma, sua irmã, não era digna de ser mencionada por você na época em que você era orgulhosa,
57antes de a sua própria maldade ser exposta. Agora as filhas da Síria e as vizinhas dela insultam você, e as filhas dos filisteus, todos ao seu redor, tratam você com desprezo.
58Você sofrerá as consequências da sua conduta obscena e das suas práticas detestáveis’, diz Jeová.”
59“Pois assim diz o Soberano Senhor Jeová: ‘Agora farei com você exatamente o que você fez, porque você desprezou o juramento, violando o meu pacto.
60Mas eu me lembrarei do pacto que fiz com você nos dias da sua juventude e estabelecerei com você um pacto permanente.
61Você se lembrará da sua conduta e se sentirá humilhada ao acolher as suas irmãs, tanto as mais velhas como as mais novas; e eu as darei a você como filhas, mas não por causa do pacto feito com você.’
62“‘E eu vou estabelecer com você o meu pacto, e você terá de saber que eu sou Jeová.
63Então, quando eu fizer expiação em seu favor, apesar de todas as coisas que você fez, você se lembrará dessas coisas e se envergonhará tanto que nem abrirá a boca por causa da sua humilhação’, diz o Soberano Senhor Jeová.”