Êxodo 39

39 Com a linha azul, a roxa e o fio escarlate, fizeram vestes finamente tecidas, que seriam usadas para servir no lugar santo. Fizeram as vestes sagradas para Arão, assim como Jeová havia ordenado a Moisés.
Ele fez o éfode com ouro, linha azul, roxa, fio escarlate e linho fino retorcido.
Fizeram lâminas finas de ouro batido, das quais ele cortou fios para entrelaçar com a linha azul, a roxa, o fio escarlate e o linho fino. E ele foi bordado.
Fizeram para o éfode tiras que passavam pelos ombros, e elas se uniam nas duas extremidades superiores dele.
E o cinto bordado que ficava preso ao éfode e servia para mantê-lo no lugar era feito com os mesmos materiais: ouro, linha azul, roxa, fio escarlate e linho fino retorcido, assim como Jeová havia ordenado a Moisés.
Depois colocaram as pedras de ônix em engastes de ouro e gravaram nelas os nomes dos filhos de Israel, do mesmo modo como se grava um selo.
Ele as colocou nas tiras do éfode, que passavam pelos ombros, como pedras memoriais para os filhos de Israel, assim como Jeová havia ordenado a Moisés.
Em seguida, fez o peitoral como o éfode: um trabalho de bordador, com ouro, linha azul, roxa, fio escarlate e linho fino retorcido.
Quando dobrado, o peitoral formava um quadrado. Fizeram o peitoral de uma forma que, ao ser dobrado, tinha um palmo tanto de comprimento como de largura.
Colocaram nele quatro fileiras de pedras. A primeira fileira era de rubi, topázio e esmeralda.
A segunda fileira era de turquesa, safira e jaspe.
A terceira fileira era de pedra de léshem, ágata e ametista.
E a quarta fileira era de crisólito, ônix e jade. As pedras foram colocadas em engastes de ouro.
As pedras correspondiam aos nomes dos 12 filhos de Israel, e os nomes foram gravados como se grava um selo. Cada nome representava uma das 12 tribos.
Depois fizeram para o peitoral correntinhas entrelaçadas de ouro puro, em forma de cordões.
Fizeram também dois engastes de ouro e duas argolas de ouro, e colocaram as duas argolas nos dois cantos do peitoral.
A seguir, passaram os dois cordões de ouro pelas duas argolas nos cantos do peitoral.
Passaram então as pontas dos dois cordões pelos dois engastes e os prenderam nos ombros, nas tiras do éfode, na parte da frente dele.
Depois fizeram duas argolas de ouro e as colocaram nas duas extremidades do peitoral, na parte de dentro, no lado voltado para o éfode.
Então fizeram mais duas argolas de ouro e as colocaram na parte externa do éfode, abaixo das duas tiras que passavam pelos ombros, perto do ponto de junção, acima do cinto bordado do éfode.
Finalmente, com um cordão azul, amarraram as argolas do peitoral às argolas do éfode, para que o peitoral ficasse no lugar, sobre o éfode, acima do cinto bordado, assim como Jeová havia ordenado a Moisés.
Em seguida, ele fez a túnica sem mangas do éfode inteiramente de linha azul, trabalho de tecelão.
A abertura da túnica sem mangas ficava no meio dela, igual à abertura de uma cota de malha. A abertura tinha um acabamento ao redor, para que não se rasgasse.
E na barra da túnica sem mangas fizeram romãs com linha azul, roxa e fio escarlate, torcidos juntos.
E fizeram sinos de ouro puro e intercalaram os sinos entre as romãs em volta de toda a barra da túnica sem mangas.
Alternaram um sino com uma romã, um sino com uma romã, em volta de toda a barra da túnica sem mangas, que era usada para realizar o serviço sacerdotal, assim como Jeová havia ordenado a Moisés.
E fizeram para Arão e seus filhos as vestes compridas de linho fino, trabalho de tecelão.
Fizeram o turbante de linho fino; a cobertura ornamental para a cabeça, também de linho fino; os calções, de linho fino retorcido;
e a faixa tecida com linho fino retorcido, linha azul, roxa e fio escarlate, assim como Jeová havia ordenado a Moisés.
Por fim, fizeram de ouro puro a lâmina brilhante, o sinal sagrado de dedicação, e gravaram nela uma inscrição, como se grava um selo: “A santidade pertence a Jeová”.
Prenderam na lâmina um cordão feito de linha azul, a fim de colocá-la no turbante, assim como Jeová havia ordenado a Moisés.
Desse modo, foi terminada toda a obra do tabernáculo, a tenda de reunião; e os israelitas fizeram tudo o que Jeová havia ordenado a Moisés. Fizeram exatamente assim.
Depois levaram a Moisés o tabernáculo, a tenda e todo o seu equipamento: os colchetes, as armações, as travessas, as colunas, as bases com encaixe;
a cobertura de pele de carneiro tingida de vermelho, a cobertura de pele de foca, a cortina de separação;
a Arca do Testemunho com seus varais e a tampa;
a mesa com todos os seus utensílios e os pães da proposição;
o candelabro de ouro puro, suas lâmpadas a fileira de lâmpadas —, todos os seus utensílios e o óleo para a iluminação;
o altar de ouro, o óleo de unção, o incenso perfumado, a cortina para a entrada da tenda;
o altar de cobre com sua grade de cobre, seus varais e todos os seus utensílios, a bacia com seu suporte;
os cortinados do pátio com suas colunas e suas bases com encaixe, a cortina para a entrada do pátio com suas cordas e suas estacas de fixação, todos os utensílios para o serviço do tabernáculo, para a tenda de reunião;
as vestes finamente tecidas que seriam usadas para servir no santuário, as vestes sagradas para Arão, o sacerdote, e as vestes dos seus filhos, para servirem como sacerdotes.
Os israelitas fizeram todo o trabalho segundo tudo o que Jeová havia ordenado a Moisés.
Quando Moisés inspecionou todo o trabalho que eles haviam realizado, viu que tinham feito assim como Jeová havia ordenado; e Moisés os abençoou.