Êxodo 37
37 Depois Bezalel fez a Arca de madeira de acácia. Ela tinha dois côvados e meio de comprimento, um côvado e meio de largura, e um côvado e meio de altura.
Ele a revestiu de ouro puro por dentro e por fora, e fez uma moldura de ouro em volta dela.
Depois fez para ela quatro argolas de ouro fundido, para que ficassem acima dos quatro pés, duas argolas num lado e duas argolas no outro lado dela.
A seguir, fez varais de madeira de acácia e os revestiu de ouro.
Então introduziu os varais nas argolas nos lados da Arca, para que a Arca pudesse ser carregada.
Ele fez a tampa de ouro puro. Ela tinha dois côvados e meio de comprimento e um côvado e meio de largura.
E fez dois querubins de ouro batido a martelo em ambas as extremidades da tampa.
Um querubim ficava numa extremidade, e o outro querubim ficava na outra extremidade. Fez os querubins em ambas as extremidades da tampa.
Os dois querubins estendiam as asas para cima, cobrindo a tampa com as asas. Ficavam um de frente para o outro, com o rosto voltado para a tampa.
Então ele fez a mesa de madeira de acácia. Ela tinha dois côvados de comprimento, um côvado de largura e um côvado e meio de altura.
Ele a revestiu de ouro puro e fez uma moldura de ouro ao redor dela.
A seguir, fez ao redor da mesa uma borda da largura da mão e fez uma moldura de ouro ao redor da borda.
Além disso, fez para ela quatro argolas de ouro fundido e colocou as argolas nos quatro cantos, onde estavam fixados os quatro pés.
As argolas ficavam perto da borda, e por elas passariam os varais usados para carregar a mesa.
Então ele fez os varais que serviriam para carregar a mesa. Eles foram feitos de madeira de acácia e revestidos de ouro.
Depois fez de ouro puro os utensílios que ficavam na mesa: os pratos, as taças, e as tigelas e jarras com as quais se derramariam ofertas de bebida.
Em seguida fez o candelabro de ouro puro. Fez o candelabro de ouro batido a martelo. A base, a haste, os cálices, os botões e as flores formavam uma só peça.
Da haste saíam seis braços: três braços de um lado e três braços do outro lado.
Em cada braço, de um lado, havia três cálices em forma de flor de amêndoa, alternando-se com botões e flores; e em cada braço, do outro lado, havia três cálices em forma de flor de amêndoa, alternando-se com botões e flores. Assim foram feitos os seis braços que saíam da haste do candelabro.
E na haste do candelabro havia quatro cálices em forma de flor de amêndoa, alternando-se com botões e flores.
Havia um botão debaixo do primeiro par de braços que saíam da haste, um botão debaixo do segundo par de braços, e um botão debaixo do último par de braços; assim se fez com os seis braços que saíam da haste do candelabro.
Os botões, os braços e todo o candelabro foram feitos para ser uma só peça de ouro puro, batido a martelo.
E ele fez de ouro puro suas sete lâmpadas, seus apagadores e seus cinzeiros.
Usou um talento de ouro puro para fazer o candelabro e todos os seus utensílios.
Então fez o altar do incenso com madeira de acácia. O altar era quadrado, de um côvado de comprimento e um côvado de largura, e tinha dois côvados de altura. Seus chifres formavam uma só peça com ele.
Ele o revestiu de ouro puro — a parte superior, todas as laterais e os chifres — e fez uma moldura de ouro ao redor dele.
Fez para ele duas argolas de ouro abaixo da moldura, em dois lados opostos, para passarem por elas os varais usados para carregá-lo.
Depois fez os varais de madeira de acácia e os revestiu de ouro.
Também fez o óleo sagrado de unção e o incenso puro, perfumado, que foram preparados com habilidade.