Êxodo 24

24 Depois ele disse a Moisés: “Suba ao encontro de Jeová. Leve com você Arão, Nadabe, Abiú e 70 anciãos de Israel, e curvem-se à distância.
Moisés deve se aproximar de Jeová sozinho; os outros não devem se aproximar, e o povo não deve subir com ele.”
Então Moisés foi ao povo e relatou todas as palavras de Jeová e todas as decisões judiciais, e todo o povo respondeu com uma voz: “Estamos dispostos a fazer todas as coisas que Jeová falou.”
Assim, Moisés escreveu todas as palavras de Jeová. Levantou-se então de manhã cedo, construiu um altar ao sopé do monte e erigiu 12 colunas correspondentes às 12 tribos de Israel.
Depois enviou jovens israelitas, e eles fizeram ofertas queimadas e ofereceram novilhos como sacrifícios de participação em comum a Jeová.
Moisés pegou metade do sangue e o pôs em tigelas, e aspergiu a outra metade do sangue sobre o altar.
Então ele pegou o livro do pacto e o leu em voz alta ao povo. E eles disseram: “Estamos dispostos a fazer tudo o que Jeová falou, e seremos obedientes.”
Portanto, Moisés pegou o sangue e o aspergiu sobre o povo, e disse: “Este é o sangue do pacto que Jeová fez com vocês em harmonia com todas essas palavras.”
Moisés, Arão, Nadabe, Abiú e 70 anciãos de Israel subiram
e viram o Deus de Israel. Sob os pés dele havia o que parecia ser um piso de safira, puro como os próprios céus.
Ele não feriu os homens de destaque de Israel; eles tiveram uma visão do verdadeiro Deus, e comeram e beberam.
Então Jeová disse a Moisés: “Suba ao meu encontro no monte e fique ali. Eu lhe darei as tábuas de pedra com as leis e os mandamentos que escreverei para a instrução do povo.”
Moisés e Josué, seu ajudante, aprontaram-se, e Moisés subiu ao monte do verdadeiro Deus.
Mas ele tinha dito aos anciãos: “Esperem aqui por nós até voltarmos a vocês. Arão e Hur ficarão com vocês. Quem tiver uma questão a resolver pode se dirigir a eles.”
Então Moisés subiu ao monte enquanto a nuvem cobria o monte.
A glória de Jeová permaneceu sobre o monte Sinai, e a nuvem o cobriu por seis dias. No sétimo dia, de dentro da nuvem, ele chamou Moisés.
Para os israelitas, que estavam observando, a glória de Jeová parecia um fogo consumidor no cume do monte.
Então Moisés entrou na nuvem e subiu ao monte. E Moisés ficou no monte 40 dias e 40 noites.