Êxodo 17
7 Toda a assembleia de Israel partiu do deserto de Sim, fazendo o percurso por etapas, segundo a ordem de Jeová, e acamparam em Refidim. Mas ali não havia água para o povo beber.
Então o povo começou a discutir com Moisés, dizendo: “Dê-nos água para beber.” Mas Moisés lhes disse: “Por que vocês estão discutindo comigo? Por que persistem em pôr Jeová à prova?”
Mas o povo estava com muita sede ali, querendo água; e eles se queixavam contra Moisés, dizendo: “Por que você nos tirou do Egito para matar de sede tanto a nós como aos nossos filhos e aos nossos rebanhos?”
Por fim, Moisés clamou a Jeová: “O que devo fazer com este povo? Daqui a pouco eles me apedrejarão!”
Jeová disse então a Moisés: “Vá à frente do povo, e leve com você alguns dos anciãos de Israel e o bastão com que você golpeou o rio Nilo. Pegue o bastão e vá.
Veja, estarei diante de você ali na rocha, em Horebe. Bata na rocha, e dela sairá água, e o povo beberá.” Moisés fez isso diante dos anciãos de Israel.
Então ele chamou o lugar de Massá e Meribá, por causa da discussão dos israelitas e por terem posto Jeová à prova, dizendo: “Jeová está ou não está entre nós?”
Em vista disso, Moisés disse a Josué: “Escolha alguns dos nossos homens e vá lutar contra os amalequitas. Amanhã ficarei no cume do monte com o bastão do verdadeiro Deus na mão.”
Então Josué lutou contra os amalequitas, assim como Moisés lhe havia ordenado; e Moisés, Arão e Hur subiram ao cume do monte.
Enquanto Moisés mantinha as mãos erguidas, os israelitas venciam; mas, assim que abaixava as mãos, os amalequitas venciam.
Quando as mãos de Moisés ficaram pesadas, pegaram uma pedra e a puseram debaixo dele, e ele se sentou nela. Então Arão e Hur seguraram as mãos dele, um de cada lado, de modo que suas mãos se mantiveram firmes até o pôr do sol.
Assim Josué derrotou Amaleque e seu povo com a espada.
Jeová disse então a Moisés: “Escreva isto no livro, para que seja lembrado, e repita a Josué: ‘Apagarei completamente a lembrança dos amalequitas de debaixo dos céus.’”
Então Moisés construiu um altar e o chamou de Jeová-Nissi,
e disse: “Visto que a mão dele é contra o trono de Jah, Jeová estará em guerra contra Amaleque, de geração em geração.”