Êxodo 13

13 Jeová disse mais a Moisés:
2“Santifique para mim todo primogênito do sexo masculino entre os israelitas. O primeiro que nascer, tanto entre os homens como entre os animais, pertence a mim.”
3Então Moisés disse ao povo: “Lembrem-se deste dia em que vocês saíram do Egito, a terra da escravidão, porque com mão poderosa Jeová os tirou daqui. De modo que não se deve comer nada que tenha fermento.
4Vocês estão saindo hoje, no mês de abibe.
5Quando Jeová tiver levado você à terra dos cananeus, dos hititas, dos amorreus, dos heveus e dos jebuseus, a qual ele jurou aos seus antepassados que lhe daria, uma terra que mana leite e mel, então realize esta celebração neste mês.
6Você deve comer pães sem fermento por sete dias, e no sétimo dia haverá uma festividade para Jeová.
7Devem-se comer pães sem fermento nos sete dias; nada que tenha fermento deve ser encontrado com você, e nenhum fermento deve ser encontrado com você em todo o seu território.
8Naquele dia, conte isto aos seus filhos: ‘É por causa do que Jeová fez por mim quando saí do Egito.’
9E essa celebração servirá para você como um sinal na sua mão e como recordação na sua testa, a fim de que a lei de Jeová esteja na sua boca, pois foi com mão poderosa que Jeová o tirou do Egito.
10Cumpra esse decreto na época determinada, de ano em ano.
11“Quando Jeová o fizer entrar na terra dos cananeus e a der a você, como ele jurou a você e aos seus antepassados,
12devote a Jeová todo primogênito do sexo masculino e todo primeiro filhote macho do rebanho que adquirir; eles pertencem a Jeová.
13Todo primeiro filhote dos jumentos você deve remir com uma ovelha; se não o remir, quebre-lhe a nuca. E você deve remir todo primogênito dos seus filhos.
14“Caso seus filhos lhe perguntem mais tarde: ‘O que significa isso?’, diga-lhes: ‘Com mão poderosa Jeová nos tirou do Egito, a terra da escravidão.
15Quando Faraó foi obstinado e não nos deixou partir, Jeová matou todo primogênito na terra do Egito, desde o primogênito dos homens até o primogênito dos animais. É por isso que estou sacrificando a Jeová todo primogênito macho dos animais e estou remindo todo primogênito dos meus filhos.’
16Isso será como um sinal na sua mão e como uma faixa na sua testa, pois foi com mão poderosa que Jeová nos tirou do Egito.”
17Quando Faraó mandou o povo embora, Deus não os conduziu pelo caminho da terra dos filisteus, embora fosse o mais curto. Pois Deus disse: “Talvez o povo mude de ideia e volte ao Egito quando se confrontar com guerra.”
18Assim, Deus fez o povo dar a volta pelo caminho do deserto do mar Vermelho. Mas foi em formação de batalha que os israelitas saíram da terra do Egito.
19Moisés também levou os ossos de José, porque José havia feito os filhos de Israel jurar solenemente: “Deus sem falta voltará a atenção para vocês; levem então meus ossos com vocês para fora daqui.”
20Eles partiram de Sucote e acamparam em Etão, na extremidade do deserto.
21Jeová ia à frente deles: de dia, numa coluna de nuvem, para guiá-los pelo caminho, e, de noite, numa coluna de fogo, para lhes dar luz, a fim de que pudessem viajar de dia e de noite.
22A coluna de nuvem não se afastava de diante do povo durante o dia, nem a coluna de fogo durante a noite.