Ester 4
4 Quando Mordecai soube de tudo o que havia acontecido, rasgou a roupa, vestiu-se com pano de saco e cobriu-se de cinzas; então saiu pela cidade clamando amargamente.
Ele só foi até o portão do rei, pois ninguém podia entrar pelo portão do rei vestido com pano de saco.
Em todas as províncias aonde chegava a ordem do rei e o seu decreto, havia grande luto entre os judeus, com jejum, choro e lamentação. Muitos se deitavam em pano de saco e cinzas.
Quando as criadas e os eunucos da rainha Ester foram lhe contar sobre a situação, ela ficou muito aflita. Então enviou roupas para que Mordecai tirasse o pano de saco e as vestisse, mas ele não as aceitou.
Em vista disso, Ester mandou chamar Hataque, um dos eunucos do rei designados por ele para servi-la, e ordenou-lhe que perguntasse a Mordecai por que ele estava agindo assim e o que estava acontecendo.
Portanto, Hataque foi falar com Mordecai na praça da cidade que ficava em frente ao portão do rei.
Mordecai lhe contou tudo o que tinha acontecido com ele e disse a quantia exata que Hamã havia prometido pagar ao tesouro do rei para destruir os judeus.
Entregou-lhe também uma cópia do decreto proclamado em Susã que determinava o extermínio deles. Ele devia mostrá-lo e explicá-lo a Ester, e dizer a ela que comparecesse perante o rei para implorar o favor dele e interceder pessoalmente pelo seu povo.
Hataque voltou e contou a Ester o que Mordecai tinha dito.
Ester mandou Hataque dar a seguinte resposta a Mordecai:
“Todos os servos do rei e o povo das províncias do rei sabem que, se algum homem ou mulher se apresentar ao rei no pátio interno sem ter sido convocado, há uma só lei que se aplica: a pessoa deve ser morta. Ela só continuará viva se o rei lhe estender o cetro de ouro. E já faz 30 dias que não sou convocada à presença do rei.”
Quando Mordecai foi informado do que Ester disse,
ele mandou responder a Ester: “Não pense que, só por estar na casa do rei, você terá mais chance de escapar do que todos os outros judeus.
Se você ficar calada agora, o alívio e o livramento para os judeus virão de outra parte, mas você e os da casa do seu pai morrerão. E quem sabe se não foi para uma ocasião como essa que você se tornou rainha?”
Então Ester mandou responder a Mordecai:
“Vá, reúna todos os judeus que estão em Susã e jejuem por mim. Não comam nem bebam nada durante três dias, dia e noite, e eu e as minhas criadas também jejuaremos. Eu me apresentarei ao rei, apesar de isso ser contra a lei. E, se eu tiver de morrer, morrerei.”