Deuteronômio 4

4 “Agora, ó Israel, escute os decretos e as decisões judiciais que ensino vocês a obedecer, para que vivam, entrem na terra que Jeová, o Deus dos seus antepassados, lhes e tomem posse dela.
Não acrescentem nada às palavras que eu lhes ordeno e não tirem nada delas; guardem os mandamentos de Jeová, seu Deus, que eu lhes ordeno.
“Seus próprios olhos viram o que Jeová fez no caso de Baal de Peor; Jeová, seu Deus, exterminou do seu meio todo homem que seguiu a Baal de Peor.
Mas vocês que se apegam a Jeová, seu Deus, estão todos vivos hoje.
Vejam, eu lhes ensinei decretos e decisões judiciais, assim como me ordenou Jeová, meu Deus, para que vocês os obedeçam na terra de que tomarão posse.
Vocês devem segui-los cuidadosamente, porque isso demonstrará sua sabedoria e entendimento diante dos povos que ouvirão a respeito desses decretos, e eles dirão: ‘Essa grande nação é sem dúvida um povo sábio e entendido.’
Pois que grande nação tem deuses perto de si assim como Jeová, nosso Deus, está perto de nós sempre que o invocamos?
E que grande nação tem decretos justos e decisões judiciais semelhantes a toda esta Lei que hoje ponho diante de vocês?
“Apenas tome cuidado e preste bastante atenção para não se esquecer das coisas que os seus olhos viram e para que elas não se afastem do seu coração durante todos os dias da sua vida. Além disso, contem-nas aos seus filhos e aos seus netos.
No dia em que você estava diante de Jeová, seu Deus, em Horebe, Jeová me disse: ‘Reúna o povo diante de mim para que ouçam as minhas palavras, a fim de que aprendam a me temer todos os dias em que viverem sobre a terra e para que ensinem os seus filhos.’
“Por isso vocês se aproximaram e ficaram ao sopé do monte, e o monte ardia em chamas que chegavam até os céus; havia escuridão, nuvem e densas trevas.
E Jeová começou a lhes falar do meio do fogo. Vocês ouviram o som das palavras, mas não viram nenhuma forma apenas ouviram uma voz.
E ele lhes declarou o seu pacto, que mandou vocês obedecerem, isto é, os Dez Mandamentos. Depois ele os escreveu em duas tábuas de pedra.
Naquela ocasião Jeová me ordenou que lhes ensinasse decretos e decisões judiciais, que vocês devem obedecer na terra em que entrarão para tomar posse.
“Portanto, visto que vocês não viram nenhuma forma no dia em que Jeová lhes falou em Horebe, do meio do fogo, prestem bastante atenção
para não se corromper, fazendo para vocês uma imagem esculpida, com a forma de qualquer coisa que seja, a representação de um homem ou de uma mulher,
a representação de qualquer animal que na terra, a representação de qualquer ave que voa no céu,
a representação de qualquer criatura que rasteja pelo chão ou a representação de qualquer peixe que nas águas abaixo da terra.
E, quando você levantar os olhos para os céus e vir o sol, a lua e as estrelas todo o exército dos céus —, não se deixe seduzir nem se curve diante deles, nem os sirva. Jeová, seu Deus, os deu a todos os povos debaixo dos céus.
Mas foi a vocês que Jeová tomou e tirou do forno de fundição de ferro, do Egito, para que se tornassem seu povo, sua propriedade particular, assim como vocês são hoje.
“Jeová ficou irado comigo por causa de vocês e jurou que eu não atravessaria o Jordão, nem entraria na boa terra que Jeová, seu Deus, lhes como herança.
Pois vou morrer nesta terra; não atravessarei o Jordão, mas vocês atravessarão e tomarão posse da boa terra.
Tomem cuidado para não se esquecer do pacto que Jeová, seu Deus, fez com vocês; e não façam para vocês nenhuma imagem esculpida, com a forma de alguma coisa que Jeová, seu Deus, lhes proibiu.
Pois Jeová, seu Deus, é um fogo consumidor, um Deus que exige devoção exclusiva.
“Se você tiver filhos e netos, e vocês tiverem morado muito tempo na terra e agirem de modo prejudicial, fazendo uma imagem esculpida de qualquer tipo, praticando o que é mau aos olhos de Jeová, seu Deus, e ofendendo-o,
tomo hoje os céus e a terra como testemunhas contra vocês de que vocês certamente desaparecerão depressa da terra da qual tomarão posse ao atravessar o Jordão. Vocês não permanecerão muito tempo nela, serão completamente destruídos.
Jeová os espalhará entre os povos, e apenas alguns de vocês sobreviverão entre as nações para as quais Jeová os tiver expulsado.
vocês terão de servir a deuses de madeira e de pedra, feitos por mãos humanas, deuses que não podem ver, nem ouvir, nem comer, nem cheirar.
“Se de você procurar a Jeová, seu Deus, se o buscar de todo o seu coração e de toda a sua alma, você certamente o achará.
Naquele tempo, quando você estiver em grande aflição e todas essas coisas tiverem acontecido com você, então você voltará a Jeová, seu Deus, e escutará a sua voz.
Pois Jeová, seu Deus, é um Deus misericordioso. Ele não o desamparará, nem o destruirá, nem se esquecerá do pacto que fez com os seus antepassados por meio de um juramento.
“Agora, informe-se sobre os tempos antigos, antes da sua época, desde o dia em que Deus criou o homem na terra; procure de uma extremidade dos céus à outra extremidade dos céus. Será que aconteceu algo tão grandioso? Será que se ouviu algo igual a isso?
Será que outro povo ouviu a voz de Deus falar do meio do fogo, assim como você ouviu e continuou vivendo?
Ou será que Deus tentou tirar para si uma nação do meio de outra nação, com julgamentos, sinais, milagres, guerra, mão poderosa, braço estendido e atos atemorizantes, assim como Jeová, seu Deus, fez por vocês no Egito, diante dos seus próprios olhos?
Foi a vocês que essas coisas foram mostradas, para que soubessem que Jeová é o verdadeiro Deus; não outro além dele.
Ele os fez ouvir a sua voz desde os céus para os corrigir. E na terra os fez ver o seu grande fogo, e vocês ouviram as suas palavras do meio do fogo.
“Visto que ele amou os seus antepassados e escolheu a descendência deles, você foi tirado do Egito por ele mesmo, pelo seu grande poder.
Ele expulsou de diante de você nações maiores e mais fortes do que você, a fim de fazê-lo entrar na terra delas e dá-la a você como herança, assim como se hoje.
Portanto, saiba hoje e ponha no coração que Jeová é o verdadeiro Deus nos céus, em cima, e na terra, embaixo. Não outro.
Guarde os seus decretos e os seus mandamentos que hoje lhe ordeno, para que tudo bem com você e com os seus filhos, e para que você permaneça por muito tempo na terra que Jeová, seu Deus, lhe dá.”
Naquele tempo, Moisés separou três cidades do lado leste do Jordão.
Se um homicida sem querer matar seu próximo, sem que o tenha odiado antes, ele deve fugir para uma dessas cidades e viver.
As cidades são: Bezer, no deserto, no planalto, para os rubenitas; Ramote, em Gileade, para os gaditas; e Golã, em Basã, para os manassitas.
Esta é a Lei que Moisés pôs diante do povo de Israel.
Estas são as advertências, os decretos e as decisões judiciais que Moisés deu aos israelitas depois que saíram do Egito,
na região do Jordão, no vale em frente de Bete-Peor, na terra de Siom, rei dos amorreus, que morava em Hesbom, a quem Moisés e os israelitas derrotaram depois que saíram do Egito.
E tomaram posse da terra dele e da terra de Ogue, rei de Basã, os dois reis dos amorreus que ocupavam a região ao leste do Jordão,
desde Aroer, que fica à beira do vale do Arnom, até o monte Siom, isto é, Hermom,
e todo o Arabá, na região ao leste do Jordão, até o mar do Arabá, ao sopé das encostas do Pisga.