Deuteronômio 30

30 “Quando todas essas palavras vierem sobre você a bênção e a maldição que pus diante de você —, e você se lembrar delas em todas as nações entre as quais Jeová, seu Deus, o tiver espalhado,
e você voltar para Jeová, seu Deus, e escutar a sua voz, conforme tudo o que hoje lhe ordeno, você e seus filhos, de todo o seu coração e de toda a sua alma,
então Jeová, seu Deus, o trará de volta do cativeiro; ele terá misericórdia de você e o reunirá novamente dentre todos os povos em que Jeová, seu Deus, o tiver espalhado.
Mesmo que seu povo esteja espalhado até os confins da terra, de Jeová, seu Deus, o reunirá e o trará de volta.
Jeová, seu Deus, o fará entrar na terra de que seus pais tomaram posse, e você tomará posse dela; e ele o fará prosperar e o multiplicará mais do que a seus pais.
Jeová, seu Deus, purificará o seu coração e o coração da sua descendência, de modo que você amará a Jeová, seu Deus, de todo o seu coração e de toda a sua alma, para que você viva.
Então Jeová, seu Deus, trará todas essas maldições sobre os seus inimigos, que odiaram e perseguiram você.
“Você voltará então para Jeová, escutará a sua voz e obedecerá a todos os seus mandamentos, que hoje lhe ordeno.
Jeová, seu Deus, fará todo o trabalho das suas mãos prosperar muito, multiplicando seus filhos, seus rebanhos e os produtos da sua terra, visto que Jeová se alegrará em fazê-lo prosperar, assim como se alegrou com os seus antepassados.
Pois então você escutará a voz de Jeová, seu Deus, guardará seus mandamentos e decretos, escritos neste livro da Lei, e voltará para Jeová, seu Deus, de todo o seu coração e de toda a sua alma.
“Este mandamento que hoje lhe ordeno não é difícil demais para você cumprir, nem está fora do seu alcance.
Não está nos céus, de modo que você tenha de dizer: ‘Quem subirá aos céus e o trará para nós, a fim de que o possamos ouvir e obedecer?’
Nem está do outro lado do mar, de modo que você tenha de dizer: ‘Quem atravessará para o outro lado do mar e o trará para nós, a fim de que o possamos ouvir e obedecer?’
Pois a palavra está bem perto de você, na sua própria boca e no seu próprio coração, para que a cumpra.
“Veja, ponho hoje diante de você a vida e o bem, a morte e o mal.
Se você escutar os mandamentos de Jeová, seu Deus, que hoje lhe ordeno, amando a Jeová, seu Deus, andando nos seus caminhos e guardando seus mandamentos, seus decretos e suas decisões judiciais, então você ficará vivo e se multiplicará; e Jeová, seu Deus, o abençoará na terra da qual você vai tomar posse.
“Mas, se o seu coração se desviar e você não escutar, for seduzido, se curvar diante de outros deuses e os servir,
eu lhes declaro hoje que vocês certamente morrerão. Não viverão muito tempo na terra da qual você vai tomar posse ao atravessar o Jordão.
Tomo hoje os céus e a terra como testemunhas contra vocês de que pus diante de você a vida e a morte, a bênção e a maldição. Escolha a vida para continuar vivo, você e seus descendentes,
amando a Jeová, seu Deus, escutando a sua voz e apegando-se a ele, pois ele é a sua vida e por meio dele você viverá muito tempo na terra que Jeová jurou dar aos seus antepassados, Abraão, Isaque e Jacó.”