Deuteronômio 26
126 “Quando por fim você entrar na terra que Jeová, seu Deus, lhe dá como herança, e tiver tomado posse dela e estiver morando nela,
2você deve pegar algumas das primícias de todos os produtos da terra, que você recolherá da terra que Jeová, seu Deus, lhe dá, deve colocá-las num cesto e ir ao lugar que Jeová, seu Deus, escolher para ali fazer residir Seu nome.
3Você deve se dirigir ao sacerdote que estiver servindo naqueles dias e lhe dizer: ‘Declaro hoje a Jeová, seu Deus, que entrei na terra que Jeová nos deu, conforme jurou aos nossos antepassados.’
4“Então o sacerdote pegará o cesto da sua mão e o colocará diante do altar de Jeová, seu Deus.
5E você deve dizer perante Jeová, seu Deus: ‘Meu pai era um arameu errante; e ele desceu ao Egito com uma família pequena e residiu lá como estrangeiro. Mas lá se tornou uma nação grande, forte e numerosa.
6E os egípcios nos maltratavam, nos oprimiam e nos impunham uma dura escravidão.
7Então começamos a clamar a Jeová, o Deus dos nossos antepassados, e Jeová ouviu a nossa voz e olhou para a nossa aflição, para a nossa desgraça e para a nossa opressão.
8Por fim, Jeová nos tirou do Egito com mão poderosa e braço estendido, com atos atemorizantes, e com sinais e milagres.
9Ele nos trouxe então a este lugar e nos deu esta terra, uma terra que mana leite e mel.
10Agora eu trouxe as primícias dos produtos da terra que Jeová me deu.’ “Então você deve colocar o cesto perante Jeová, seu Deus, e se curvar diante de Jeová, seu Deus.
11E você, o levita e o residente estrangeiro que está no seu meio se alegrarão com todas as coisas boas que Jeová, seu Deus, deu a você e aos da sua casa.
12“Quando você terminar de separar todo o décimo dos seus produtos no terceiro ano, o ano do dízimo, você o dará ao levita, ao residente estrangeiro, ao órfão e à viúva, e eles comerão dentro das suas cidades até ficar satisfeitos.
13Então você dirá o seguinte perante Jeová, seu Deus: ‘Tirei da minha casa a porção sagrada e a dei ao levita, ao residente estrangeiro, ao órfão e à viúva, assim como me ordenaste. Não violei nem negligenciei os teus mandamentos.
14Não a comi quando estava de luto, nem toquei nela quando estava impuro, nem dei nada dela pelos mortos. Obedeci à voz de Jeová, meu Deus, e fiz tudo o que me ordenaste.
15Agora olha para baixo desde a tua santa morada, os céus, e abençoa teu povo Israel e a terra que nos deste, assim como juraste aos nossos antepassados, a terra que mana leite e mel.’
16“Hoje Jeová, seu Deus, lhe manda cumprir estes decretos e decisões judiciais. Você deve obedecê-los e cumpri-los de todo o seu coração e de toda a sua alma.
17Hoje você obteve a declaração de Jeová de que ele será o seu Deus enquanto você andar nos seus caminhos e observar os seus decretos, mandamentos e decisões judiciais, e enquanto escutar a sua voz.
18E hoje Jeová obteve a sua declaração de que você será o povo dele, sua propriedade especial, assim como ele lhe prometeu, de que você obedecerá a todos os seus mandamentos;
19e ele disse que o exaltará acima de todas as outras nações que fez, assim como ele prometeu, dando-lhe louvor, fama e glória, enquanto você for um povo santo para Jeová, seu Deus.”