Deuteronômio 15
15 “Ao fim de cada sete anos, você deve conceder uma remissão de dívidas.
2Essa remissão será assim: cada credor concederá a remissão da dívida em que seu próximo tiver incorrido. Ele não deve exigir o pagamento do seu próximo nem do seu irmão, pois será proclamada uma remissão de dívidas perante Jeová.
3Você pode exigir o pagamento do estrangeiro, mas deve renunciar ao que seu irmão lhe deve.
4No entanto, ninguém deve ficar pobre no seu meio, pois Jeová certamente abençoará você na terra que Jeová, seu Deus, lhe dá para possuir como herança,
5desde que você obedeça fielmente à voz de Jeová, seu Deus, e guarde cuidadosamente todos estes mandamentos que hoje lhe dou.
6Pois Jeová, seu Deus, o abençoará assim como lhe prometeu, e você emprestará a muitas nações, mas não precisará tomar emprestado; e você dominará muitas nações, mas elas não dominarão você.
7“Se um dos seus irmãos ficar pobre no seu meio, numa das cidades da terra que Jeová, seu Deus, lhe dá, não endureça o coração nem feche a mão para o seu irmão pobre.
8Mas você deve abrir generosamente a mão para ele e sem falta deve emprestar tudo que ele precisar ou que lhe estiver faltando.
9Tome cuidado para não nutrir este pensamento mau no seu coração: ‘O sétimo ano, o ano da remissão, está perto’, e por isso deixar de ser generoso com seu irmão pobre e não lhe dar nada. Se ele clamar a Jeová contra você, isso será um pecado da sua parte.
10Você deve lhe dar generosamente; não deve lhe dar com má vontade, pois é por isso que Jeová, seu Deus, abençoará todos os seus trabalhos e tudo que você realizar.
11Sempre haverá pobres nesta terra. É por isso que lhe ordeno: ‘Você deve abrir generosamente a mão para o seu irmão necessitado e pobre na sua terra.’
12“Se um dos seus irmãos, um hebreu ou uma hebreia, for vendido a você e ele o tiver servido por seis anos, então no sétimo ano você deve libertá-lo.
13E, quando o libertar, não o deixe ir de mãos vazias.
14Você deve lhe dar generosamente algo do seu rebanho, da sua eira e do seu lagar de azeite e vinho. Deve dar a ele na mesma medida em que Jeová, seu Deus, tiver abençoado você.
15Lembre-se de que você se tornou escravo na terra do Egito e que Jeová, seu Deus, o resgatou. É por isso que hoje lhe dou essa ordem.
16“Mas, se ele lhe disser: ‘Não o deixarei!’ porque ele ama você e os da sua casa, e se sente feliz com você,
17então você deve pegar uma sovela e furar a orelha dele contra a porta, e ele se tornará seu escravo por toda a vida. Você deve fazer o mesmo com a sua escrava.
18Não ache ruim quando você o libertar e ele o deixar, pois o serviço que ele lhe prestou durante seis anos valeu o dobro do serviço de um trabalhador contratado, e Jeová, seu Deus, abençoou você em tudo que foi feito.
19“Você deve santificar para Jeová, seu Deus, todo primogênito macho dos seus bois e das suas ovelhas. Não faça nenhum serviço com o primogênito dos seus bois, nem tosquie o primogênito das suas ovelhas.
20Você e os da sua casa devem comê-lo perante Jeová, seu Deus, ano após ano, no lugar que Jeová escolher.
21Mas, se ele tiver um defeito — se for manco, cego ou tiver qualquer outro defeito grave —, não o sacrifique a Jeová, seu Deus.
22Você deve comê-lo dentro das suas cidades; tanto o impuro como o puro podem comê-lo, assim como se comeria uma gazela e um cervo.
23Mas não coma o sangue; você deve derramá-lo na terra como se fosse água.