Colossenses 2

2 Pois eu quero que vocês se deem conta de como é grande a luta que tenho a favor de vocês, a favor dos de Laodiceia e a favor de todos os que não me viram pessoalmente.
Meu objetivo é que o coração deles seja consolado, que eles sejam harmoniosamente unidos em amor e que tenham todas as riquezas que resultam da plena certeza do seu entendimento, a fim de obter um conhecimento exato do segredo sagrado de Deus, a saber, Cristo.
Cuidadosamente ocultos nele se acham todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento.
Digo isso para que ninguém iluda vocês com argumentos persuasivos.
Embora eu esteja ausente no corpo, estou com vocês em espírito, alegrando-me de ver a sua boa ordem e a firmeza da sua em Cristo.
Portanto, assim como vocês aceitaram a Cristo Jesus, o Senhor, continuem andando em união com ele,
sendo arraigados e edificados nele, e estabelecidos na fé, como lhes foi ensinado, transbordando em agradecimentos.
Tenham cuidado para que ninguém os escravize por meio de filosofia e vão engano, que são baseados em tradições humanas, nas coisas elementares do mundo, e não em Cristo;
porque é nele que toda a plenitude da qualidade divina mora corporalmente.
E vocês adquiriram uma plenitude por meio dele, aquele que é o cabeça de todo governo e autoridade.
Pela sua relação com ele, vocês também foram circuncidados com uma circuncisão realizada sem mãos, por se despojarem do corpo carnal, isto é, por meio da circuncisão que pertence ao Cristo.
Pois vocês foram sepultados com ele no batismo dele e, pela sua relação com ele, foram também levantados junto com ele por meio da sua na atuação poderosa de Deus, que o levantou dentre os mortos.
Além disso, embora vocês estivessem mortos por causa das suas falhas e do estado incircunciso da sua carne, Deus lhes deu vida junto com ele. Ele nos perdoou bondosamente todas as nossas falhas
e apagou o documento manuscrito que consistia em decretos e estava em oposição a nós. Ele o removeu, pregando-o na estaca.
Ele desnudou os governos e as autoridades, e os exibiu publicamente como vencidos, conduzindo-os por meio dela num desfile triunfal.
Portanto, não deixem que ninguém julgue vocês pelo que comem ou bebem, ou com respeito à celebração de uma festividade, da lua nova ou de um sábado.
Essas coisas são uma sombra do que viria, mas a realidade pertence ao Cristo.
Que nenhum homem que tenha prazer numa falsa humildade e numa forma de adoração dos anjos os prive do prêmio; tais pessoas insistem nas coisas que viram. Na realidade, sua mentalidade carnal as enche de orgulho sem motivo justo,
e elas não se apegam à cabeça, àquele por meio de quem o corpo inteiro é suprido e harmoniosamente unido mediante suas juntas e ligamentos, e cresce com o desenvolvimento que vem de Deus.
Se vocês morreram junto com Cristo para as coisas elementares do mundo, por que continuam vivendo como se fizessem parte do mundo, sujeitando-se ainda aos decretos:
“Não pegue, não prove, não toque”,
que se referem a coisas que são consumidas e se acabam, de acordo com as ordens e os ensinamentos de homens?
Essas coisas têm uma aparência de sabedoria numa forma de adoração imposta a si mesmo e falsa humildade, um tratamento severo do corpo, mas não são de nenhum valor em combater os desejos da carne.