Atos 1
5pois João, realmente, batizou com água, mas vocês serão batizados com espírito santo dentro de poucos dias.”
No Pentecostés (2.1-4) o Espírito Santo esteve à disposição de todos os que acreditassem no Jesus. Nós recebemos o Espírito Santo quando recebemos ao Jesucristo. O batismo do Espírito Santo deve entender-se à luz de sua obra total nos cristãos.(1) O Espírito Santo marca o começo da experiência cristã. Não podemos pertencer a Cristo sem seu Espírito (Rom 8:9); não podemos estar unidos a Cristo sem seu Espírito (1Co 6:17); não podemos ser adotados como seus filhos sem seu Espírito (Rom 8:14-17; Gal 4:6-7); não podemos estar no corpo de Cristo exceto pelo Espírito (1Co 12:13).(2) O Espírito é o poder de nossa nova vida. Começa o comprido processo de uma vida de mudanças para nos assemelhar mais a Cristo (Gal 3:3; Phi 1:6). Quando recebemos a Cristo pela fé, começamos uma relação pessoal e imediata com Deus. O Espírito Santo obra em nós para nos ajudar a ser como Cristo.(3) O Espírito une comunidades cristãs em Cristo (Eph 2:19-22). Todos podem experimentar o Espírito Santo e O obrar através de todos (1Co 12:11; Eph 4:4).
8Mas, quando o espírito santo vier sobre vocês, receberão poder e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e Samaria, e até a parte mais distante da terra.”
O poder do Espírito Santo não o limita a energia ordinária, envolve valor, entrega, confiança, conhecimento, habilidade e autoridade. Os discípulos necessitariam de tudo isto para cumprir com sua missão. Se você acreditar no Jesucristo, pode experimentar o poder do Espírito Santo em sua vida.Jesucristo prometeu aos apóstolos que receberiam o poder para ser testemunhas depois que recebessem o Espírito Santo. Note o processo: (1) receberam o Espírito Santo; (2) deu-lhes poder; e (3) foram testemunhas com resultados extraordinários. Nós freqüentemente tratamos de investir a ordem e atestamos dependendo de nosso próprio poder e autoridade. Atestar não é mostrar o que podemos fazer Por Deus, a não ser mostrar e dizer o que Deus tem feito por nós.Jesus instruiu a seus discípulos para que fossem testemunhas às pessoas de todas as nações a respeito Do (Mat 28:19-20). Mas lhes disse que deviam esperar antes a vinda do Espírito Santo (Luk 24:49). Deus tem um trabalho importante que quer que você faça em seu nome, mas deve desenvolvê-la pelo poder do Espírito Santo. Freqüentemente nós gostamos de cumprir com a tarefa, embora isto signifique ir diante de Deus. Mas algumas vezes a espera é parte do plano de Deus. Está esperando e escutando as instruções completas de Deus ou se antepor a seus planos? Necessitamos o tempo e o poder de Deus para ser na verdade eficazes.Este versículo descreve uma série de círculos concêntricos. O evangelho se pulveriza, geograficamente, de Jerusalém até a Judea e Samaria, e por último se ofereceria aos gentis em outras partes da terra. O evangelho de Deus não chegou a seu destino final se alguém em sua família, em seu centro de trabalho, seu colégio ou sua comunidade não ouviu a respeito do Jesucristo. Assegure-se de contribuir, de algum jeito, ao círculo de pulverização da mensagem de amor de Deus.