Apocalipse 2
2 “Ao anjo da congregação em Éfeso escreva: Estas coisas diz aquele que segura na mão direita as sete estrelas e anda entre os sete candelabros de ouro:
‘Conheço as suas ações, o seu trabalho árduo e a sua perseverança, e sei que você não tolera homens maus e que pôs à prova os que se dizem apóstolos, mas não são, e constatou que eles são mentirosos.
Você está mostrando perseverança, e suportou muitas coisas por causa do meu nome sem se cansar.
“‘Portanto, pense no quanto você caiu, arrependa-se e pratique as ações que praticava no início. Senão, virei a você e removerei o seu candelabro do lugar dele, a menos que se arrependa.
Mas você tem a seu favor o seguinte: você odeia as ações da seita de Nicolau, que eu também odeio.
Quem tem ouvidos ouça o que o espírito diz às congregações: Àquele que vencer, concederei comer da árvore da vida, que está no paraíso de Deus.’
“Ao anjo da congregação em Esmirna escreva: Estas coisas diz ‘o Primeiro e o Último’, aquele que morreu e voltou a viver:
‘Conheço a sua tribulação e pobreza, mas você é rico. Conheço também a blasfêmia dos que se dizem judeus, mas na verdade não são: eles são sinagoga de Satanás.
Não tenha medo das coisas que você está para sofrer. O Diabo continuará lançando alguns de vocês na prisão, para que sejam plenamente provados, e vocês terão tribulação por dez dias. Mostre-se fiel até a morte, e eu lhe darei a coroa da vida.
Quem tem ouvidos ouça o que o espírito diz às congregações: Àquele que vencer, a segunda morte de modo algum fará dano.’
“Ao anjo da congregação em Pérgamo escreva: Estas coisas diz aquele que tem a longa espada afiada de dois gumes:
‘Sei onde você está morando, isto é, onde está o trono de Satanás. Contudo, você persiste em se apegar ao meu nome e não negou sua fé em mim, mesmo nos dias de Antipas, minha testemunha fiel, que foi morto ao lado de vocês, onde Satanás está morando.
“‘Contudo, tenho algumas coisas contra você: você tem aí os que seguem o ensinamento de Balaão, que ensinou Balaque a pôr uma pedra de tropeço diante dos filhos de Israel, para que comessem coisas sacrificadas a ídolos e cometessem imoralidade sexual.
Da mesma forma, você também tem os que seguem o ensinamento da seita de Nicolau.
Portanto, arrependa-se. Senão, virei a você depressa e guerrearei contra eles com a longa espada da minha boca.
“‘Quem tem ouvidos ouça o que o espírito diz às congregações: Àquele que vencer, darei do maná escondido, e eu lhe darei uma pequena pedra branca, e na pedra está escrito um novo nome, que ninguém conhece, exceto aquele que a recebe.’
“Ao anjo da congregação em Tiatira escreva: Estas coisas diz o Filho de Deus, aquele cujos olhos são como chama ardente e cujos pés são como cobre refinado:
‘Conheço as suas ações, o seu amor, a sua fé, o seu ministério e a sua perseverança, e sei que as suas ações recentes são mais numerosas do que as anteriores.
“‘Contudo, tenho o seguinte contra você: você tolera aquela mulher Jezabel, que se diz profetisa e ensina e desencaminha os meus escravos, induzindo-os a cometer imoralidade sexual e a comer coisas sacrificadas a ídolos.
E eu dei a ela tempo para se arrepender, mas ela não quer se arrepender da sua imoralidade sexual.
Portanto, estou para lançá-la num leito de doença; e os que cometem adultério com ela, em grande tribulação, a menos que se arrependam das ações dela.
E matarei os filhos dela com praga mortífera, de modo que todas as congregações saberão que eu sou aquele que examina os pensamentos mais íntimos e o coração, e lhes pagarei individualmente segundo as suas ações.
“‘No entanto, digo ao restante de vocês que estão em Tiatira, todos os que não seguem esse ensinamento, os que não chegaram a conhecer as chamadas “coisas profundas de Satanás”: Não ponho sobre vocês nenhum outro fardo.
Mas apeguem-se ao que vocês têm até que eu venha.
E, àquele que vencer e guardar os meus caminhos até o fim, eu darei autoridade sobre as nações,
e ele as pastoreará com vara de ferro, de modo que serão despedaçadas como vasos de barro, assim como recebi autoridade do meu Pai.
Quem tem ouvidos ouça o que o espírito diz às congregações.’