Amós 9

19 Vi Jeová sobre o altar, e ele disse: “Golpeie o topo dos pilares, e as bases tremerão. Quebre-os no topo, e eu matarei com a espada o que restar do povo. Ninguém conseguirá fugir, e ninguém conseguirá escapar.
2Se cavarem até a Sepultura, De lá a minha mão os tirará; E, se subirem aos céus, De lá os farei descer.
3E, se eles se esconderem no cume do Carmelo, Eu os procurarei ali até encontrá-los e os apanharei. Se eles se esconderem dos meus olhos no fundo do mar, Ali ordenarei à serpente que os morda.
4Se forem levados ao cativeiro pelos seus inimigos, Ali darei ordens à espada, e ela os matará; Fixarei meus olhos neles para o mal, e não para o bem.
5Pois o Soberano Senhor, Jeová dos exércitos, é aquele que toca nesta terra De modo que ela se derrete, e todos os seus habitantes ficarão de luto; E toda ela subirá como o Nilo E baixará como o Nilo do Egito.
6‘Aquele que constrói a sua escada nos céus E estabelece sua construção acima da terra; Aquele que convoca as águas do mar Para derramá-las na superfície da terra — Jeová é seu nome.’
7‘Não são vocês para mim como os filhos dos cuchitas, ó povo de Israel?’ diz Jeová. ‘Por acaso não tirei Israel da terra do Egito, Os filisteus de Creta, e a Síria de Quir?’
8‘Vejam! Os olhos do Soberano Senhor Jeová estão sobre o reino pecador, E ele o exterminará da face da terra. Mas não destruirei completamente a casa de Jacó’, diz Jeová.
9‘Pois vejam! Eu vou dar a ordem, E vou sacudir a casa de Israel no meio de todas as nações, Assim como se sacode a peneira E nenhuma pedrinha cai no chão.
10Morrerão pela espada todos os pecadores do meu povo, Os que dizem: “A calamidade não chegará perto de nós nem nos atingirá.”’
11‘Naquele dia levantarei a tenda de Davi, que está caída; Consertarei as brechas E restaurarei as ruínas dela; Eu a reconstruirei como era antigamente,
12A fim de que eles tomem posse do que restar de Edom E de todas as nações sobre as quais se invocou o meu nome’, diz Jeová, aquele que está fazendo isso.
13‘Vejam! Virão dias’, diz Jeová, ‘Em que o arador alcançará o ceifeiro, E o pisador de uvas, o semeador; Vinho novo gotejará dos montes E fluirá de todas as colinas.
14Trarei de volta do cativeiro o meu povo Israel, E eles reconstruirão as cidades desoladas e habitarão nelas; Plantarão vinhedos e beberão o vinho deles, Plantarão pomares e comerão o fruto deles.’
15‘Eu os plantarei na sua terra, E eles nunca mais serão desarraigados Da terra que lhes dei’, diz Jeová, seu Deus.”