Amós 1

1Palavras a respeito de Israel que Amós, que era um dos criadores de ovelhas de Tecoa, recebeu em visão nos dias de Uzias, rei de Judá, e nos dias de Jeroboão, filho de Joás e rei de Israel, dois anos antes do terremoto.
2Ele disse: “Jeová rugirá de Sião, E de Jerusalém levantará a sua voz. Os campos dos pastores ficarão de luto, E o cume do Carmelo secará.”
3“Assim diz Jeová: ‘“Por causa de três atos rebeldes de Damasco, e por causa de quatro, não voltarei atrás, Porque esmagaram Gileade com trenós de ferro usados para debulha.
4Portanto, enviarei fogo sobre a casa de Hazael, E o fogo consumirá as torres fortificadas de Ben-Hadade.
5Quebrarei as trancas dos portões de Damasco; Destruirei os habitantes de Bicate-Áven E aquele que governa em Bete-Éden; E o povo da Síria irá exilado para Quir”, diz Jeová.’
6Assim diz Jeová: ‘“Por causa de três atos rebeldes de Gaza, e por causa de quatro, não voltarei atrás, Porque levaram um grupo inteiro de exilados para entregá-los a Edom.
7Portanto, enviarei fogo sobre a muralha de Gaza, E o fogo consumirá as suas torres fortificadas.
8Destruirei os habitantes de Asdode E aquele que governa em Ascalom; Voltarei a minha mão contra Ecrom, E os filisteus que restarem morrerão”, diz o Soberano Senhor Jeová.’
9Assim diz Jeová: ‘Por causa de três atos rebeldes de Tiro, e por causa de quatro, não voltarei atrás, Porque entregaram a Edom um grupo inteiro de exilados E porque não se lembraram do pacto de irmãos.
10Portanto, enviarei fogo sobre a muralha de Tiro, E o fogo consumirá as suas torres fortificadas.’
11Assim diz Jeová: ‘Por causa de três atos rebeldes de Edom, e por causa de quatro, não voltarei atrás, Porque ele perseguiu seu próprio irmão com a espada E se recusou a mostrar misericórdia; Na sua ira, continua a dilacerá-los de modo implacável, E permanece furioso com eles, para sempre.
12Portanto, enviarei fogo sobre Temã, E o fogo consumirá as torres fortificadas de Bozra.’
13Assim diz Jeová: ‘“Por causa de três atos rebeldes dos amonitas, e por causa de quatro, não voltarei atrás, Porque rasgaram o ventre das mulheres grávidas de Gileade para ampliar seu próprio território.
14Portanto, porei fogo na muralha de Rabá, E o fogo consumirá as suas torres fortificadas, Com um grito de guerra no dia da batalha, Com uma tempestade no dia do vendaval.
15E seu rei será exilado, junto com seus príncipes”, diz Jeová.’