Ageu 1
No segundo ano do rei Dario, no sexto mês, no primeiro dia do mês, o governador de Judá, Zorobabel, filho de Sealtiel, e o sumo sacerdote Josué, filho de Jeozadaque, receberam por meio do profeta Ageu a seguinte palavra de Jeová:
“Assim diz Jeová dos exércitos: ‘Este povo diz: “Ainda não chegou o tempo para se construir a casa de Jeová.”’”
Então a palavra de Jeová veio novamente por meio do profeta Ageu:
“É tempo de vocês morarem nas suas casas revestidas de painéis, enquanto esta casa está em ruínas?
Agora, assim diz Jeová dos exércitos: ‘Prestem atenção aos seus caminhos.
Vocês semeiam muita semente, mas colhem pouco. Comem, mas não ficam saciados. Bebem, mas não ficam satisfeitos. Vestem roupa, mas não se aquecem. Quem trabalha, guarda o seu salário numa bolsa furada.’”
“Assim diz Jeová dos exércitos: ‘Prestem atenção aos seus caminhos.’
“‘Subam à montanha e tragam madeira. Construam a casa, para que eu tenha prazer nela e seja glorificado’, diz Jeová.”
“‘Vocês esperaram muito e obtiveram pouco; e, quando trouxeram esse pouco para dentro de casa, eu o espalhei com meu sopro. Por quê?’ diz Jeová dos exércitos. ‘Porque a minha casa está em ruínas, enquanto cada um de vocês está atarefado em cuidar da sua própria casa.
Por isso, os céus acima de vocês retiveram seu orvalho, e a terra reteve sua produção.
E eu fiz vir uma seca sobre a terra, sobre os montes, sobre o cereal, sobre o vinho novo, sobre o azeite, sobre o que o solo produzia, sobre os humanos e os rebanhos, e sobre todo o trabalho das suas mãos.’”
E Zorobabel, filho de Sealtiel, e o sumo sacerdote Josué, filho de Jeozadaque, e o restante do povo escutaram a voz de Jeová, seu Deus, e as palavras do profeta Ageu, visto que Jeová, seu Deus, o tinha enviado; e o povo começou a temer a Jeová.
Então Ageu, o mensageiro de Jeová, transmitiu ao povo a seguinte mensagem, cumprindo a comissão que havia recebido de Jeová: “‘Eu estou com vocês’, diz Jeová.”
E Jeová despertou o espírito do governador de Judá, Zorobabel, filho de Sealtiel, e o espírito do sumo sacerdote Josué, filho de Jeozadaque, e o espírito do restante do povo; e eles vieram e começaram a trabalhar na casa de Jeová dos exércitos, seu Deus.
Isso aconteceu no dia 24 do sexto mês, no segundo ano do rei Dario.