2-Timóteo 1

1Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, segundo a promessa da vida que vem por meio de Cristo Jesus,
2a Timóteo, filho amado: Que você tenha bondade imerecida, misericórdia e paz da parte de Deus, o Pai, e de Cristo Jesus, nosso Senhor.
3Sou grato a Deus, a quem presto serviço sagrado como os meus antepassados e com uma consciência limpa, e nunca deixo de me lembrar de você nas minhas súplicas, noite e dia.
4Ao me lembrar de suas lágrimas, fico ansioso de vê-lo para que eu me encha de alegria.
5Pois eu me recordo da sua fé sem hipocrisia, fé que houve primeiro em sua avó Loide e em sua mãe, Eunice, e que, estou certo, há também em você.
6Por essa razão quero lembrar-lhe que atice, como a um fogo, o dom de Deus que você recebeu pela imposição das minhas mãos.
7Pois Deus não nos deu um espírito de covardia, mas de poder, de amor e de bom senso.
8Assim, não se envergonhe do testemunho sobre o nosso Senhor, nem de mim, prisioneiro por causa dele; mas, confiante no poder de Deus, participe em suportar sofrimentos pelas boas novas.
9Ele nos salvou e nos chamou com uma chamada santa, não por causa das nossas obras, mas por causa do seu propósito e da sua bondade imerecida. Esta nos foi concedida em Cristo Jesus antes dos tempos antigos,
10mas agora se tornou claramente evidente pela manifestação do nosso Salvador, Cristo Jesus. Ele aboliu a morte e, por meio das boas novas, lançou luz sobre a vida imperecível.
11Dessas boas novas fui designado pregador, apóstolo e instrutor.
12É por isso que eu também sofro essas coisas, mas não me envergonho. Pois conheço Aquele em quem creio e estou confiante em que ele é capaz de guardar o que entreguei aos cuidados dele, até aquele dia.
13Apegue-se ao padrão de palavras sadias que você ouviu de mim, com a fé e o amor que resultam da união com Cristo Jesus.
14Guarde, por meio do espírito santo que mora em nós, esse precioso bem que lhe foi confiado.
15Você sabe que todos na província da Ásia se afastaram de mim, incluindo Figelo e Hermógenes.
16Que o Senhor conceda misericórdia à família de Onesíforo, pois ele muitas vezes me reanimou, e não se envergonhou por eu estar preso.
17Pelo contrário, quando esteve em Roma, ele me procurou diligentemente e me achou.
18Que o Senhor conceda que ele ache misericórdia da parte de Jeová naquele dia. E você bem sabe quantos serviços ele prestou em Éfeso.