2 Samuel 4
4 Quando Is-Bosete, filho de Saul, soube que Abner tinha morrido em Hebrom, perdeu a coragem, e todos os israelitas ficaram com medo.
Havia dois homens que comandavam os bandos de saqueadores que pertenciam ao filho de Saul: um se chamava Baaná, e o outro Recabe. Eles eram filhos de Rimom, o beerotita, da tribo de Benjamim. (Pois Beerote também era considerada parte de Benjamim.
Os beerotitas fugiram para Gitaim, e residem lá como estrangeiros até hoje.)
Jonatã, filho de Saul, tinha um filho aleijado dos pés. Ele tinha cinco anos de idade quando a notícia da morte de Saul e de Jonatã chegou de Jezreel. Então sua ama o pegou e fugiu, mas, enquanto ela corria em pânico, ele caiu e ficou aleijado. O nome dele era Mefibosete.
Recabe e Baaná, filhos de Rimom, o beerotita, foram à casa de Is-Bosete durante a hora mais quente do dia, enquanto ele estava descansando, ao meio-dia.
Eles entraram na casa como se tivessem ido buscar trigo e o golpearam na barriga; depois Recabe e seu irmão Baaná fugiram.
Quando eles entraram na casa, Is-Bosete estava no seu quarto, deitado na cama. Eles o golpearam e o mataram; depois deceparam sua cabeça. Então pegaram a cabeça e caminharam a noite inteira pela estrada do Arabá.
Chegaram a Hebrom e apresentaram a cabeça de Is-Bosete ao rei Davi, e disseram: “Aqui está a cabeça de Is-Bosete, filho de Saul, seu inimigo, que queria tirar a sua vida. Hoje Jeová vingou o meu senhor, o rei, de Saul e dos seus descendentes.”
No entanto, Davi disse a Recabe e ao seu irmão Baaná, filhos de Rimom, o beerotita: “Tão certo como vive Jeová, que me livrou de toda a aflição,
quando alguém veio me dizer: ‘Saul está morto!’ achando que estava trazendo boas notícias, eu o agarrei e o matei em Ziclague. Essa foi a recompensa de mensageiro que lhe dei!
Tenho muito mais motivos para fazer isso com homens maus que mataram um homem justo na sua própria casa, na sua cama! Será que não devo exigir de vocês o sangue dele e eliminá-los da face da terra?”
Então Davi mandou que seus homens os matassem. Eles amputaram as mãos e os pés deles e penduraram seus corpos junto ao reservatório de água de Hebrom. Mas a cabeça de Is-Bosete eles pegaram e enterraram na sepultura de Abner, em Hebrom.