2 Samuel 23

23 Estas são as últimas palavras de Davi: “Palavras de Davi, filho de Jessé, Palavras do homem que foi exaltado, O ungido do Deus de Jacó, O agradável cantor dos cânticos de Israel.
O espírito de Jeová falou por meio de mim; Sua palavra estava na minha língua.
O Deus de Israel falou; A Rocha de Israel me disse: ‘Quando aquele que governa a humanidade é justo E governa no temor de Deus,
Seu governo é como a luz da manhã, quando o sol brilha Numa manhã sem nuvens. É como a claridade depois da chuva, Que faz a relva brotar da terra.’
Não é assim a minha casa perante Deus? Pois ele fez comigo um pacto eterno, Bem definido em cada detalhe e seguro. Visto que este significa toda a minha salvação e todo o meu prazer, Não é por isso que ele o fará florescer?
Mas todos os homens imprestáveis são lançados fora como espinheiros, Que não podem ser arrancados com as mãos.
O homem que toca neles Precisa se armar com ferro e com o cabo de uma lança, E eles devem ser completamente queimados com fogo onde estiverem.”
Estes são os nomes dos guerreiros valentes de Davi: Josebe-Bassebete, um taquemonita, chefe dos três. Numa ocasião, ele matou 800 homens com a sua lança.
Depois dele vinha Eleazar, filho de Dodo, filho de Aoí. Ele era um dos três guerreiros valentes que estavam com Davi quando desafiaram os filisteus. Os filisteus tinham se reunido para a batalha, e, quando os homens de Israel recuaram,
ele manteve a sua posição e golpeou os filisteus até seu braço ficar cansado e sua mão ficar dura de tanto segurar a espada. Assim, Jeová lhes deu naquele dia uma grande vitória; e os soldados voltaram depois de Eleazar para recolher o despojo dos cadáveres.
Depois dele vinha Samá, filho de Agé, o hararita. Quando os filisteus se reuniram em Leí, onde havia uma plantação de lentilhas, os soldados fugiram por causa dos filisteus.
Mas ele se posicionou no meio da plantação e a defendeu, matando os filisteus, de modo que Jeová lhes deu uma grande vitória.
Três dos 30 chefes foram encontrar Davi na caverna de Adulão durante a colheita, enquanto uma tropa de filisteus estava acampada no vale de Refaim.
Davi estava então no seu refúgio, e havia em Belém um posto avançado dos filisteus.
Davi expressou este desejo: “Quem me dera beber da água da cisterna que fica perto do portão de Belém!”
Então os três guerreiros valentes invadiram o acampamento dos filisteus, tiraram água da cisterna que fica perto do portão de Belém e a trouxeram a Davi. Mas ele não quis bebê-la e a derramou para Jeová.
Ele disse: “Eu jamais faria isso, ó Jeová! Como eu poderia beber o sangue dos homens que arriscaram sua vida?” Assim, ele não quis bebê-la. Essas são as façanhas dos três guerreiros valentes de Davi.
Abisai, irmão de Joabe, filho de Zeruia, era o chefe de outro grupo de três. Ele matou 300 homens com a sua lança e era tão famoso quanto os três primeiros.
Embora se destacasse mais entre os três do grupo e fosse o chefe deles, não chegou à categoria dos três primeiros.
Benaia, filho de Jeoiada, era um homem corajoso que realizou muitas façanhas em Cabzeel. Ele matou os dois filhos de Ariel, de Moabe; ele desceu numa cisterna num dia em que nevou, e matou um leão.
Ele também matou um egípcio de tamanho extraordinário. Embora o egípcio tivesse uma lança na mão, Benaia o enfrentou com uma vara. Ele arrancou a lança da mão do egípcio e o matou com ela.
Essas foram as façanhas de Benaia, filho de Jeoiada. Ele era tão famoso quanto os três guerreiros valentes.
Embora se destacasse ainda mais do que os 30, não chegou à categoria dos três. Mas Davi o designou sobre a sua guarda pessoal.
Asael, irmão de Joabe, estava entre os 30: Elanã, filho de Dodo, de Belém;
Samá, o harodita; Elica, o harodita;
Helez, o paltita; Ira, filho de Iques, o tecoíta;
Abiezer, o anatotita; Mebunai, o husatita;
Zalmom, o aoíta; Maarai, o netofatita;
Helebe, filho de Baaná, o netofatita; Itai, filho de Ribai, de Gibeá dos benjaminitas;
Benaia, piratonita; Hidai, dos vales de Gaás;
Abi-Albom, o arbatita; Azmavete, o barumita;
Eliaba, o saalbonita; os filhos de Jásen; Jonatã;
Samá, o hararita; Aião, filho de Sarar, o hararita;
Elifelete, filho de Aasbai, filho do maacatita; Elião, filho de Aitofel, o gilonita;
Hezro, o carmelita; Paarai, o arbita;
Igal, filho de Natã, de Zobá; Bani, o gadita;
Zeleque, o amonita; Naarai, o beerotita, escudeiro de Joabe, filho de Zeruia;
Ira, o itrita; Garebe, o itrita;
e Urias, o hitita 37 ao todo.