2 Reis 2
2 Quando Jeová estava para levar Elias aos céus num vendaval, Elias e Eliseu partiram de Gilgal.
Elias disse a Eliseu: “Fique aqui, por favor, porque Jeová me enviou a Betel.” Mas Eliseu disse: “Tão certo como Jeová vive e como o senhor vive, não o deixarei.” Portanto, eles desceram a Betel.
Então os filhos dos profetas em Betel foram ao encontro de Eliseu e lhe perguntaram: “Sabe que hoje Jeová levará embora o seu senhor, aquele que é cabeça sobre você?” Ele disse: “Eu já sei. Fiquem quietos.”
Elias disse-lhe então: “Eliseu, por favor, fique aqui, porque Jeová me enviou a Jericó.” Mas ele disse: “Tão certo como Jeová vive e como o senhor vive, não o deixarei.” Então eles foram a Jericó.
Os filhos dos profetas em Jericó se aproximaram de Eliseu e lhe perguntaram: “Sabe que hoje Jeová levará embora o seu senhor, aquele que é cabeça sobre você?” Ele disse: “Eu já sei. Fiquem quietos.”
Elias disse-lhe então: “Por favor, fique aqui, porque Jeová me enviou ao Jordão.” Mas ele disse: “Tão certo como Jeová vive e como o senhor vive, não o deixarei.” Então os dois continuaram caminhando.
E 50 dos filhos dos profetas os seguiram e ficaram olhando de longe quando os dois pararam junto ao Jordão.
Elias pegou então seu manto oficial, enrolou-o e bateu nas águas, e elas se dividiram para a esquerda e para a direita, de modo que os dois atravessaram o rio em terra seca.
Assim que tinham atravessado, Elias disse a Eliseu: “Diga o que devo fazer por você antes de eu ser levado embora.” Eliseu disse: “Por favor, dê-me uma porção dupla do seu espírito.”
Ele respondeu: “Você pediu uma coisa difícil. Se você me vir quando eu for levado embora, acontecerá o que pediu; mas, se não me vir, não acontecerá.”
Enquanto eles andavam e conversavam, de repente um carro de fogo e cavalos de fogo separaram os dois; e Elias subiu aos céus no vendaval.
Vendo isso, Eliseu gritou: “Meu pai, meu pai! O carro de Israel e seus cavaleiros!” Quando não conseguiu mais vê-lo, pegou as suas próprias vestes e as rasgou em duas partes.
Depois pegou o manto oficial de Elias, que tinha caído dele, voltou e parou à beira do Jordão.
Com o manto oficial de Elias, que tinha caído dele, Eliseu bateu nas águas, dizendo: “Onde está Jeová, o Deus de Elias?” Quando ele bateu nas águas, elas se dividiram para a esquerda e para a direita, e Eliseu atravessou o rio.
Quando os filhos dos profetas em Jericó o viram de longe, disseram: “O espírito de Elias veio sobre Eliseu.” Então foram ao seu encontro e se curvaram por terra diante dele.
Eles lhe disseram: “Há 50 homens capazes aqui com os seus servos. Por favor, deixe-os ir e procurar o seu senhor. Talvez o espírito de Jeová o tenha levado e lançado em algum monte ou vale.” Mas ele disse: “Não os enviem.”
Mas insistiram tanto que ele ficou constrangido e disse: “Então enviem.” Assim, enviaram os 50 homens, que o procuraram por três dias, mas não o encontraram.
Quando voltaram a Eliseu, ele estava em Jericó. Então ele lhes disse: “Eu não falei para vocês não irem?”
Depois de algum tempo, os homens da cidade disseram a Eliseu: “Meu senhor pode ver que a cidade é bem localizada, mas a água é ruim e a terra é improdutiva.”
Então ele disse: “Ponham sal numa tigelinha nova e tragam para mim.” Assim, eles a trouxeram para ele.
Então ele foi até a nascente da água, jogou sal ali e disse: “Assim diz Jeová: ‘Faço esta água ficar boa. Ela não causará mais morte nem esterilidade.’”
E a água continua boa até hoje, conforme a palavra que Eliseu falou.
Dali ele subiu a Betel. Enquanto ele ia, alguns meninos saíram da cidade e começaram a zombar dele, dizendo: “Suba, careca! Suba, careca!”
Por fim, ele virou para trás, olhou para eles e os amaldiçoou em nome de Jeová. Então duas ursas saíram da floresta e dilaceraram 42 daqueles meninos.
Dali ele foi ao monte Carmelo, e depois voltou a Samaria.