2 Reis 15

5 No vigésimo sétimo ano de Jeroboão, rei de Israel, Azarias, filho de Amazias, rei de Judá, tornou-se rei.
Ele tinha 16 anos de idade quando se tornou rei, e reinou por 52 anos em Jerusalém. O nome da sua mãe era Jecolia, de Jerusalém.
Ele fazia o que era certo aos olhos de Jeová, assim como Amazias, seu pai, tinha feito.
Mas os altos sagrados não foram removidos, e o povo ainda oferecia sacrifícios e fazia fumaça sacrificial nos altos sagrados.
Jeová fez com que o rei fosse atingido por lepra, e ele continuou leproso até o dia da sua morte. Ele permaneceu numa casa separada, enquanto Jotão, filho do rei, ficou encarregado da casa, julgando o povo da terra.
Quanto aos outros acontecimentos da história de Azarias, tudo o que ele fez, não estão escritos no livro da história da época dos reis de Judá?
Então Azarias descansou com os seus antepassados, e o enterraram com os seus antepassados na Cidade de Davi; e Jotão, seu filho, tornou-se rei no seu lugar.
No trigésimo oitavo ano de Azarias, rei de Judá, Zacarias, filho de Jeroboão, tornou-se rei sobre Israel, em Samaria, e reinou por seis meses.
Ele fazia o que era mau aos olhos de Jeová, assim como os seus antepassados tinham feito. Não se desviou dos pecados que Jeroboão, filho de Nebate, tinha levado Israel a cometer.
Então Salum, filho de Jabes, conspirou contra ele e o golpeou em Ibleão. Depois de matá-lo, tornou-se rei no seu lugar.
Os outros acontecimentos da história de Zacarias estão escritos no livro da história da época dos reis de Israel.
Assim se cumpriu a palavra que Jeová tinha falado a Jeú: “Quatro gerações dos seus filhos se sentarão no trono de Israel.” E foi assim que aconteceu.
Salum, filho de Jabes, tornou-se rei no trigésimo nono ano de Uzias, rei de Judá, e reinou um mês inteiro em Samaria.
Então Menaém, filho de Gadi, foi de Tirza até Samaria e golpeou Salum, filho de Jabes, em Samaria. Depois de matá-lo, tornou-se rei no seu lugar.
Os outros acontecimentos da história de Salum e a sua conspiração estão escritos no livro da história da época dos reis de Israel.
Depois de sair de Tirza, Menaém atacou Tifsa e todos os que estavam nela e no seu território, porque não abriram o portão para ele. Ele golpeou a cidade e rasgou o ventre das mulheres grávidas.
No trigésimo nono ano de Azarias, rei de Judá, Menaém, filho de Gadi, tornou-se rei sobre Israel, e reinou por dez anos em Samaria.
Ele fazia o que era mau aos olhos de Jeová. Durante todos os seus dias, não se desviou de todos os pecados que Jeroboão, filho de Nebate, tinha levado Israel a cometer.
Pul, rei da Assíria, invadiu o país, e Menaém deu a Pul 1.000 talentos de prata para que ele o ajudasse a fortalecer seu domínio sobre o reino.
Menaém arrecadou a prata de Israel, cobrando-a dos homens ricos e importantes. Ele deu ao rei da Assíria 50 siclos de prata por cada homem. Então o rei da Assíria recuou e não ficou no país.
Quanto aos outros acontecimentos da história de Menaém, tudo o que ele fez, não estão escritos no livro da história da época dos reis de Israel?
Então Menaém descansou com os seus antepassados; e Pecaías, seu filho, tornou-se rei no seu lugar.
No quinquagésimo ano de Azarias, rei de Judá, Pecaías, filho de Menaém, tornou-se rei sobre Israel, em Samaria, e reinou por dois anos.
Ele fazia o que era mau aos olhos de Jeová. Não se desviou dos pecados que Jeroboão, filho de Nebate, tinha levado Israel a cometer.
Então seu oficial, Peca, filho de Remalias, conspirou contra ele. E, acompanhado de 50 homens de Gileade, ele golpeou Pecaías, junto com Argobe e Arié, em Samaria, na torre fortificada da casa do rei. Depois de matá-lo, tornou-se rei no seu lugar.
Os outros acontecimentos da história de Pecaías, tudo o que ele fez, estão escritos no livro da história da época dos reis de Israel.
No quinquagésimo segundo ano de Azarias, rei de Judá, Peca, filho de Remalias, tornou-se rei sobre Israel, em Samaria, e reinou por 20 anos.
Ele fazia o que era mau aos olhos de Jeová, e não se desviou dos pecados que Jeroboão, filho de Nebate, tinha levado Israel a cometer.
Nos dias de Peca, rei de Israel, Tiglate-Pileser, rei da Assíria, invadiu e tomou Ijom, Abel-Bete-Maacá, Janoa, Quedes, Hazor, Gileade e a Galileia, toda a terra de Naftali, e levou os seus habitantes para o exílio na Assíria.
Então Oseias, filho de Elá, conspirou contra Peca, filho de Remalias; ele o golpeou e o matou, e tornou-se rei no seu lugar no vigésimo ano de Jotão, filho de Uzias.
Os outros acontecimentos da história de Peca, tudo o que ele fez, estão escritos no livro da história da época dos reis de Israel.
No segundo ano de Peca, filho de Remalias, rei de Israel, Jotão, filho de Uzias, rei de Judá, tornou-se rei.
Ele tinha 25 anos de idade quando se tornou rei, e reinou por 16 anos em Jerusalém. O nome da sua mãe era Jerusa, filha de Zadoque.
Ele fazia o que era certo aos olhos de Jeová, assim como Uzias, seu pai, tinha feito.
Mas os altos sagrados não foram removidos, e o povo ainda oferecia sacrifícios e fazia fumaça sacrificial nos altos sagrados. Foi ele quem construiu o portão superior da casa de Jeová.
Quanto aos outros acontecimentos da história de Jotão, o que ele fez, não estão escritos no livro da história da época dos reis de Judá?
Naqueles dias, Jeová passou a enviar Rezim, rei da Síria, e Peca, filho de Remalias, contra Judá.
Depois Jotão descansou com os seus antepassados e foi enterrado com os seus antepassados na Cidade de Davi, seu antepassado. E Acaz, seu filho, tornou-se rei no seu lugar.